Os componentes dos ossos incluem cálcio e fósforo. Fatores que diminuem a capacidade do organismo de absorver o cálcio aumentam o risco de desenvolver osteoporose, uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e quebram. O consumo de bebidas carbonatadas, incluindo refrigerantes, contribui para esse risco diminuindo a ingestão total de cálcio, alerta o site Care2. Club soda também contém sódio, que, quando consumido em níveis elevados, diminui a capacidade do seu corpo para absorver o cálcio. A formação de ossos saudáveis requer um fornecimento adequado de cálcio, explica a Clínica Mayo. A substituição de fontes de bebidas ricas em cálcio, como o leite, por bebidas não contendo cálcio, como sucos, refrigerantes e até mesmo refrigerantes sem sabor, diminui diariamente a ingestão diária total de cálcio. O adulto saudável médio requer pelo menos 1.000 miligramas de cálcio por dia. Um copo de leite fornece cerca de 30% desse requisito. Beber três copos por dia, um em cada refeição, fornece quase toda a sua necessidade diária. Infelizmente, substituir o leite por refrigerante, colas ou suco em até mesmo uma refeição, sem falar nos três, diminui sua ingestão total.
Phosphorus
Bebidas carbonatadas, particularmente colas, já foram pensadas para remover o cálcio de seus ossos devido aos altos níveis de fósforo. Ainda colas contêm apenas cerca de 30 a 45 mg de fósforo por porção de 8 onças, muito menos do que outros alimentos não correlacionados com a perda óssea, como farelo de cereais e frango, que contêm cerca de 200 a 300 mg por porção. Pesquisa publicada em 1988 no "Journal of Nutrition" relata que uma ingestão de fósforo de até 2.000 mg por dia não afeta negativamente o metabolismo do cálcio, embora os autores observem que é possível que o tipo de fósforo contido em bebidas carbonatadas não se comporte da mesma maneira que o fósforo encontrado em proteínas dietéticas complexas, como o frango.
Club Soda
Se altos níveis de fósforo nos refrigerantes causam uma diminuição na absorção de cálcio, o refrigerante do clube ainda não seria um problema porque não contém fósforo. Outras bebidas livres de fósforo incluem refrigerantes de limão e lima, refrigerantes de laranja, suco de laranja e suco de uva. No entanto, substituindo o leite rico em cálcio com qualquer uma dessas bebidas ainda diminui a sua ingestão total de cálcio, Care2 adverte.
Cafeína
Enquanto o fósforo não pode contribuir para a perda total de cálcio, o consumo de cafeína faz. Um estudo de 2001 do Creighton Osteoporosis Research Center, publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", concluiu que a excreção de cálcio na urina aumentava significativamente com bebidas que continham cafeína. Ácido fosfórico sem cafeína não produziu perda excessiva de cálcio, nem aumentou a perda de cálcio associada à ingestão de cafeína. O refrigerante de clube não contém fósforo nem cafeína; Portanto, qualquer perda de cálcio associada ao consumo de refrigerante não está relacionada a essa questão.
Sódio
O sódio tem um impacto significativo na absorção de cálcio. "Journal of American College of Nutrition" descobriu que o cloreto de sódio - sal comum - eleva a perda de cálcio urinário em níveis que podem levar ao aumento da perda óssea, aumentando o risco de osteoporose. Club soda contém cerca de 75 mg de sódio por xícara. Portanto, o refrigerante do clube pode levar a alguma perda de cálcio urinário devido ao sódio. As Diretrizes Alimentares para os Americanos de 2010, assim como o Instituto de Medicina e a Associação Americana do Coração, recomendam que sua ingestão total de sódio não exceda de 1.500 a 2.300 mg por dia. A maioria dos americanos, no entanto, excede em muito essa quantia. Cortar a ingestão de sódio, a partir de fontes como refrigerante, ajuda a reter mais cálcio e ajuda a diminuir o risco de osteoporose.