O cálcio é um mineral essencial, enquanto o oxalato é um componente amargo de certas plantas. Os dois se unem no sistema digestivo. A combinação pode causar cálculos renais de oxalato de cálcio quando um indivíduo suscetível a esse problema consome muito dessas substâncias, e não bebe líquidos suficientes para lavar os cristais de oxalato de cálcio dos rins.
Aproximadamente 80% De todos os cálculos renais são feitos de oxalato de cálcio, de acordo com Brigham e Women's Hospital. Os cálculos renais consistem em minerais que normalmente deixam o rim pela urina, mas esses cristais podem se alojar no rim e crescer mais. Cinco por cento dos americanos desenvolvem pedras nos rins, como observado pelo Hospital Brigham and Women's. Homens e indivíduos com história familiar de pedras nos rins são mais propensos ao transtorno. O risco aumenta continuamente após os 40 anos.
O oxalato é um fator muito maior na formação de cálculos renais do que o cálcio, de acordo com o Brigham and Women's Hospital. O consumo de 1.000 a 1.200 mg de cálcio por dia pode ajudar a prevenir cálculos renais, porque o cálcio se liga ao oxalato no trato digestivo e impede que o oxalato seja excretado na urina. Oxalato livre na urina aumenta a tendência de formar pedras nos rins.
Alimentos para comer
Porque o excesso de cálcio também pode aumentar as chances de formar pedras de oxalato de cálcio, é melhor obter o cálcio através da dieta, em vez de suplementos. Boas fontes de cálcio, como observado pelo Brigham and Women's Hospital, incluem laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura, incluindo leite, queijo e iogurte. Você também pode obter cálcio comendo brócolis, couve, sardinha, amêndoas, feijão preto, tofu e suco de laranja enriquecido com cálcio e leite de soja.
Alimentos para evitar
Limitando alimentos e temperos ricos em oxalato conteúdo também pode ajudar a prevenir pedras de oxalato de cálcio. Uma lista de substâncias contendo oxalato compiladas nas bases de dados fitoquímicas e etnobotânicas do Dr. Duke incluem verduras e muitos outros vegetais, soja, lentilha, abóbora, carambola, banana, trigo sarraceno, amêndoas, aveia, trigo, pimenta preta e branca, papoula Sementes e Gengibre.
Prevenção /Solução
Beber 8 a 12 xícaras de líquidos por dia para evitar o oxalato de cálcio e outros tipos de cálculos renais, conforme aconselhado pelo Brigham and Women's Hospital. Isso pode incluir café. Beber fluido suficiente também pode liberar uma pedra existente se ela não for muito grande. Pedras maiores podem exigir litotripsia, que é um procedimento que quebra a pedra com ondas de choque ou um pequeno procedimento cirúrgico para removê-las.