O ácido tartárico é um ácido orgânico cristalino branco. O uso mais comum de ácido tartárico é na produção de vinho, onde desempenha um papel vital na manutenção da cor, estabilidade química e sabor do produto acabado. O ácido tartárico também é usado como um agente acidificante em doces, geléias e geléias para dar a esses produtos um sabor amargo ou azedo. De acordo com o "British Journal of Nutrition", o consumo de ácido tartárico pode ter alguns benefícios saudáveis para o trato digestivo. O ácido tartárico é comumente obtido pelo processamento dos resíduos cristalinos de cubas de vinho, mas também pode ser encontrado naturalmente em algumas frutas.
Uvas
As uvas contêm a maior concentração de ácido tartárico natural. De acordo com ScientificCommons.org, a concentração de ácido tartárico na uva aumenta ao longo do processo de maturação e atinge o seu pico aproximadamente 50 dias após a floração das videiras. A concentração de ácido tartárico nas uvas desempenha um papel vital na produção de vinho. De acordo com a edição de novembro de 2008 da "Nutrition Research", o consumo de uvas pode ter benefícios para a saúde, como reduzir o colesterol e outras propriedades saudáveis para o coração. Cranberries
Cranberries também são uma boa fonte natural de ácido tartárico . O teor de ácido tartárico dos arandos é o que dá aos arandos crus um sabor amargo e azedo. De acordo com a edição de novembro de 2013 da Advances in Nutrition, o consumo de arandos tem benefícios de saúde, como reduzir o risco de infecções do trato urinário, bem como promover a saúde bucal, gastrointestinal e até mesmo cardiovascular. O ácido tartárico também é encontrado naturalmente nas bananas, como observado em um relatório do Programa Orgânico Nacional do USDA. Além do ácido tartárico, as bananas também são muito ricas em vitaminas e minerais, como vitamina B-6, vitamina C, potássio e fibras, de acordo com o USDA National Nutrient Database. O consumo de bananas pode gerar uma variedade de benefícios à saúde devido à presença dessas vitaminas e minerais. Proteção contra doenças cardíacas e úlceras de estômago estão entre os benefícios de saúde que você recebe do consumo de bananas. A edição de maio de 2013 do "American Journal of Clinical Nutrition" relata que o consumo de banana também está associado com uma redução na pressão arterial.
Prickly Pear
O fruto do cacto figo também é uma fonte natural de ácido tartárico, segundo a Universidade do Texas. Os nativos americanos consumiam as flores e a pele da pera espinhosa para fins medicinais, como tratamento de doenças urinárias e fornecimento de nutrientes para o pâncreas e fígado. A revista médica alemã "Wiener Klinische Wochenschrift", de outubro de 2002, informa que a pera espinhosa também reduz o colesterol, os níveis de açúcar no sangue, os triglicérides e o ácido úrico no organismo. O fruto da pera espinhosa tem um sabor amargo e amargo, devido à presença de ácido tartárico, o que o torna útil em produtos como sucos, geléias e licores.