"Citrus" refere-se a um grande gênero de plantas com flores que são cultivadas globalmente por seus frutos. Laranjas, limões, toranjas, limas e tangerinas têm sido destaque em dietas e práticas medicinais de várias culturas desde muito longe na história. As frutas cítricas são frequentemente espremidas, mecanicamente ou à mão; o resultado é um subproduto fibroso e nutritivo chamado polpa que tem inúmeros benefícios para a saúde.
Vitaminas
A polpa cítrica é rica em vitamina C, que é um potente antioxidante que pode ajudar a suportar numerosos sistemas corporais. "Epidemiology" descobriu que a vitamina C teve um efeito inverso sobre a mortalidade por cânceres e doenças cardiovasculares. Polpa cítrica também contém beta-caroteno, que é convertido pelo organismo em vitamina A, bem como pequenas quantidades de vitaminas B-1, B-2, B-3, B-5, B-6 e E.
Minerais
A polpa cítrica contém altos níveis de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que podem melhorar a função cerebral, a saúde do coração e a resistência óssea. O potássio também contribui para a função renal. Além disso, os citrinos fornecem pequenas quantidades de cobre, ferro, manganês e zinco. Os limões oferecem excepcionalmente sódio, cloro e enxofre.
O potencial antioxidante das vitaminas C, A e E tem sido o centro de muitas pesquisas sobre o câncer, e todas essas vitaminas mostraram potencial para o tratamento. e prevenir certas formas de câncer causadas por danos causados pelos radicais livres. Polpa cítrica também contém flavonóides, limonóides e cumarinas, substâncias químicas produzidas pelas plantas para se protegerem de invasões virais, bacterianas e fúngicas.
Pectina
O atributo espesso e fibroso da polpa é derivado de altas concentrações de uma dieta. fibra chamada pectina. A pectina ajuda a reduzir o colesterol, facilita a digestão e melhora a remoção de gordura e substâncias químicas nocivas do corpo.