casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Prós &Contras de Oranges

A maioria das pessoas sabe que a fruta é boa para você. Mas alguns podem não saber que as laranjas se mostraram especialmente eficazes na prevenção de certos tipos de doenças. As laranjas são ricas em vitaminas e minerais que aumentam as defesas naturais do seu corpo e ajudam a combater as doenças cardíacas e a anemia. No entanto, eles também têm um alto teor de ácido que pode irritar algumas condições pré-existentes. Antes de decidir se as laranjas são as melhores frutas para complementar sua dieta, converse com seu médico sobre quaisquer possíveis complicações ou efeitos colaterais.

Benefícios nutricionais

Uma laranja média contém aproximadamente 70 mg de vitamina C, que é mais de 75% do valor diário recomendado. Essa vitamina age como um antioxidante que inibe os danos causados ​​pelos radicais livres, que são moléculas oxidantes formadas por processos naturais, como a digestão. A vitamina C também ajuda no processo de cura do corpo e ajuda a formar e reparar a pele, tendões, ligamentos e ossos. Laranjas também são uma boa fonte de fibra dietética, vitamina B1 e folato.

Diminuição do risco de doença cardíaca

Embora os cientistas ainda estejam incertos sobre os mecanismos exatos que tornam as laranjas e outros citrinos eficazes para diminuir o risco de doença cardiovascular, parece que o folato desempenha um papel importante. O folato reduz a presença de homocisteína, que é tóxica para as paredes vasculares. A American Heart Association recomenda que os pacientes cardíacos "devem ser fortemente aconselhados ... a obter suficiente ácido fólico e vitaminas B-6 e B-12 em sua dieta." O Instituto Linus Pauling cita estudos em que a maior ingestão de vitamina C se correlaciona com menores taxas de doença coronariana. Portanto, é possível que a vitamina C e o folato juntos ajudem a reduzir suas chances de ter doenças relacionadas ao coração, como ataque cardíaco e derrame.

Algumas formas de anemia são genéticas, mas outros são causados ​​por falta de nutrição adequada. Laranjas podem ajudar a prevenir contra essas formas, fornecendo folato, que seu corpo precisa para produzir glóbulos vermelhos. A vitamina C nas laranjas também pode aumentar a absorção do ferro inorgânico encontrado nas plantas, o que pode complementar o ferro à base de carne mais facilmente absorvido. Níveis adequados de ferro permitem que seu corpo produz hemoglobina, que é a molécula que fornece oxigênio para o resto do corpo.

Complicações possíveis

As laranjas são frutas ácidas, o que pode complicar alguns distúrbios existentes, incluindo azia, ou refluxo ácido, em que o ácido do estômago se move para o esôfago, causando dor no peito. Laranjas também podem causar dor abdominal em pessoas que têm úlceras pépticas. Em casos raros, o salicilato químico contido nas laranjas pode causar uma reação alérgica que pode desencadear asma, eczema, sinusite, urticária ou mal-estar estomacal. Além disso, algumas laranjas e produtos de laranja podem conter traços de pesticidas, que são tóxicos para o corpo humano. As crianças são especialmente vulneráveis ​​porque consomem mais laranjas e suco de laranja em proporção ao seu peso corporal do que os adultos. De acordo com um estudo feito pelo Departamento de Agricultura dos EUA, aproximadamente 1% das laranjas contêm esse resíduo, o que pode causar atraso no desenvolvimento, danos ao pulmão e sistema nervoso ou câncer em grandes quantidades.