Qualquer forma de ácido ascórbico ou vitamina C pode causar problemas de saúde se ingerido em grandes quantidades. A menos que você trabalhe com ácido ascórbico em um ambiente industrial, suas chances de exposição a quantidades tóxicas de vitamina C em pó são pequenas. Se você puder suas próprias frutas e legumes, você pode usar ácido ascórbico em pó para preservar a cor e a frescura dos produtos caseiros. Usando ácido ascórbico em pó com segurança requer apenas algumas precauções básicas.
Dosagens seguras
Se a sua dieta inclui muitas frutas e vegetais frescos, você deve obter ácido ascórbico suficiente de alimentos para satisfazer suas necessidades diárias. Suplementos vitamínicos fornecem vitamina C em doses convenientes de 25 mg a 1.000 mg. Homens adultos precisam de pelo menos 90 mg por dia; mulheres adultas precisam de pelo menos 75 mg. As crianças podem precisar apenas de 15 mg por dia. Tomar mais de 2.000 mg por dia causa desconforto digestivo e diarréia em adultos. Crianças toleram menos. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda que você peça conselhos ao seu médico de família antes de tomar mais de 1.000 mg de vitamina C e antes de dar vitamina C extra aos seus filhos.
Formas Diferentes
O ácido ascórbico oxida rapidamente se dissolvido em água ou exposto à umidade. Muitos suplementos fornecem vitamina C como um sólido seco para proteger a potência e aumentar a vida útil do produto. Cápsulas ou comprimidos mastigáveis de vitamina C armazenar bem se protegido de umidade, luz e calor. Alguns suplementos vitamínicos fornecem vitamina C como pó, mas já misturados com outros ingredientes. Uma colher de suplemento em pó acrescenta uma quantidade segura de ácido ascórbico ao seu suco de café da manhã, mas uma colher de chá de cristais de ácido ascórbico puro fornece 3.000 mg de vitamina C, o suficiente para tornar um adulto doente.Pó Cristalino O ácido ascórbico cristalino armazena convenientemente e permite a medição e mistura precisas para uso como aditivo alimentar. A colocação de produtos em soluções de ácido ascórbico previne o escurecimento das frutas e legumes após o corte e o descascamento. Você corre um risco muito maior de exposição tóxica ao ácido ascórbico em pó se você trabalha no processamento de alimentos ou na fabricação de produtos farmacêuticos. O pó de ácido ascórbico no ar causa dores de garganta e tosse, vermelhidão da pele e dos olhos e dor ocular. Lave a boca e os olhos com água pura se estiver exposto ao pó de ácido ascórbico. Procure atendimento médico por irritação nos olhos.
Canning
Se você usa vitamina C cristalina em casa para melhorar a qualidade de seus alimentos enlatados em casa, um derramamento acidental pode expor você e sua família a poeira tóxica de ácido ascórbico . Misting o pó derramado levemente com água mantém a poeira do ar, mas use uma máscara de partículas para segurança extra. Use luvas de borracha durante a limpeza e varra o derramamento cuidadosamente em um recipiente. Lave a área de derramamento depois com água limpa. Não lave resíduos de ácido ascórbico no vaso sanitário. Adicione o pó à cama úmida do gato e sele a mistura em sacos plásticos duplos. Coloque o saco duplo selado no lixo para coleta, o Banco de Dados de Substâncias Perigosas recomenda.