Diarreia
A dose recomendada de ácido pantotênico suplementar para adultos é de 5 mg por dia. Tomar quantidades de dosagem de vitamina B5 excedendo a dose recomendada pode aumentar o risco de desenvolver diarreia. A diarréia pode ocorrer porque o ácido pantotênico pode aumentar a motilidade do trato intestinal. Tomar ácido pantotênico com um bloqueio intestinal ou do estômago pode piorar a condição.
Sangramento
Indivíduos com um distúrbio de sangramento, como a hemofilia, podem apresentar um risco aumentado de sangramento após tomar formas suplementares de ácido pantotênico. br> Gravidez e risco de aleitamento materno
Mulheres grávidas e lactantes precisam de vitamina B5, mas a dosagem não deve exceder 7 mg por dia. Tomar grandes quantidades de ácido pantotênico pode causar danos ao bebê em desenvolvimento, e estudos não podem provar a segurança de uma dose grande.
Dermatite de contato
Indivíduos podem usar ácido pantotênico sobre a pele para ajudar a evitar reações cutâneas associadas com radioterapia. Um derivado do ácido pantotênico é o dexpantenol, e este produto pode ajudar a tratar doenças da pele, como picadas de insetos, prurido, acne e hera venenosa. A aplicação de ácido pantotênico sobre a pele pode causar uma irritação cutânea chamada dermatite de contato. Os sintomas da dermatite de contato incluem vermelhidão, coceira, bolhas, dor e manchas secas na pele. Reação alérgica
Algumas pessoas podem experimentar uma alergia ao ácido pantotênico. Os sinais e sintomas do choque anafilático incluem dificuldade para respirar, inchaço da face, lábios, língua ou vias aéreas, urticária e aumento da freqüência cardíaca. Uma reação alérgica é uma emergência médica que requer atenção médica imediata para prevenir possíveis complicações que ameaçam a vida.