casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Vitamina B5 e ácido láctico

Como as outras sete vitaminas B, a vitamina B5 - também chamada ácido pantotênico - ajuda a converter carboidratos em glicose para produzir energia. O ácido pantotênico também é importante para a produção de glóbulos vermelhos, assim como hormônios relacionados ao estresse e ao sexo. Mas o ácido pantotênico tem um benefício menos conhecido - a capacidade de reduzir ou evitar o acúmulo de ácido lático durante o exercício.

Glicose

Quando você realiza exercícios de alta intensidade, você começa a respirar mais rápido para obter mais oxigênio para seus músculos. A maneira mais eficiente de produzir energia é através do oxigênio, mas quando você precisa de energia mais rápido do que o oxigênio pode fornecer para você, seus músculos geram energia sem ela em um processo chamado glicose. A glicose produz energia, mas é menos eficiente que a produção de energia aeróbica. Além de ser ineficiente, a glicose também pode resultar no acúmulo de ácido láctico.

Acumulação de ácido lático

O aumento do ácido lático pode resultar de uma variedade de problemas metabólicos. O acúmulo de ácido lático no tecido muscular produz a sensação de queimação e inflamação que você sente enquanto seus músculos ainda estão ativos. Essa dor é um mecanismo de defesa que pode fazer com que você pare de trabalhar demais no seu corpo e permita que você se recupere depois que seu corpo eliminar o ácido lático. Atletas amadores têm um baixo limiar para o ácido láctico, mas atletas altamente treinados podem converter eficientemente o ácido láctico em glicose, evitando um acúmulo.

Vitamina B5 para impedir o acúmulo • Ácido pantotênico - bem como alfa-cetoglutárico ácido, ácido málico, ácido fumárico, ácido succínico, ácido cítrico e ácido pirúvico - é vital para a geração de energia celular para combustível tecidual. Tomar suplementos de vitamina B5, além de suplementar os outros ácidos mencionados, pode prevenir e eliminar o acúmulo de ácido lático. Estes ácidos também podem gerar energia muscular, aumentar a capacidade aeróbica e prevenir a fadiga. A vitamina B5 pode ser mais eficaz quando usada com fosfatos, carnosina e bicarbonatos.

Fontes de vitamina B5

Embora a vitamina B5 esteja disponível em uma variedade de alimentos, é difícil absorver a vitamina B5. Carnes frescas, legumes e grãos integrais são todas fontes de vitamina B5, com milho, couve-flor, verduras, tomates, abacates, legumes, gema de ovo, carne bovina, carnes, aves, leite, amendoim, soja, batata doce, sementes de girassol, lagosta, gérmen de trigo e salmão, sendo algumas das melhores fontes. A vitamina B5 também está disponível em vitaminas do complexo B.

Embora a vitamina B5 seja considerada segura, tomar vitamina B5 em excesso pode causar diarréia e aumentar o risco de sangramento. A vitamina B5 também pode interagir com vários medicamentos. Como com qualquer suplemento dietético, consulte um médico antes de consumir vitamina B5.