Biotina
Biotina ou vitamina B7 é um componente das vitaminas do complexo B e desempenha um papel importante em vários processos metabólicos do corpo. Além de prevenir a deficiência de biotina relacionada à gravidez, desnutrição e rápida perda de peso, os suplementos sintéticos dessa vitamina também são usados para tratar unhas quebradiças, informa o MedlinePlus. Os suplementos são administrados por via oral e são bem tolerados quando usados nas doses recomendadas. Uma dieta equilibrada rica em alimentos como leite, fígado, ovos, legumes e nozes também pode ajudar a superar a deficiência de biotina e promover unhas saudáveis.
Vitamina E
A vitamina E é um antioxidante lipossolúvel encontrado em alimentos como germe de trigo, milho, azeitonas e nozes. Pode neutralizar os radicais livres que são formados como resultado de vários processos metabólicos no corpo. De acordo com LifeExtension, vários estudos mostraram que a vitamina E pode ser usada para tratar a síndrome da unha amarela, que é caracterizada por espessamento acentuado e descoloração amarela a verde amarelada das unhas, incluindo unhas dos pés, e é frequentemente associada a doenças cardíacas ou pulmonares.
Além de fontes alimentares, a vitamina E também pode ser obtida a partir de suplementos sintéticos que podem ser comprados sem receita. No entanto, é importante conversar com um médico antes de tomar esses suplementos, pois o uso excessivo pode aumentar as chances de morte.
Ferro
A ingestão reduzida de ferro pode levar à anemia por deficiência de ferro, o que leva a uma diminuição no número de glóbulos vermelhos no corpo. Deficiência de ferro também pode afetar as células que ajudam a formar as unhas, levando a unhas quebradiças. Suplementos de ferro e alimentos ricos em ferro, como ovos, peixe, legumes, carnes e passas são recomendados, juntamente com a vitamina C, que aumenta a capacidade do sistema digestivo para absorver o ferro.
Calcio
Frágil e fraco As unhas dos pés também podem ocorrer devido à deficiência de cálcio e podem ser evitadas com uma dieta rica em cálcio, como verduras escuras e verdes, laticínios e atum. Suplementos de cálcio também podem ser tomados junto com suplementos de vitamina D para manter níveis ótimos de cálcio no sangue.