A família da vitamina B é bastante grande. As vitaminas do complexo B incluem B-1, B-2, B-3, B-5, B-6, B-7, B-9 e B-12. O fato de que eles são solúveis em água significa que eles devem ser reabastecidos regularmente como qualquer excesso dessas vitaminas são excretados na urina. Alimentos fontes de vitaminas do complexo B incluem fígado bovino, carne vermelha, peixe, frango, levedo de cerveja, pães fortificados e cereais e vegetais de folhas verdes. O corpo precisa de vitaminas B para várias funções.
Metabolismo
Você quer saber que o seu metabolismo está funcionando corretamente, e é aí que entram as vitaminas B. As vitaminas do complexo B trabalham juntas para apoiar o metabolismo celular. . Vitaminas do complexo B ajudam o corpo a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras em glicose, que o corpo usa como energia. A glicose é a principal fonte de energia para o cérebro e o corpo. Falta de vitaminas do complexo B leva à fraqueza e fadiga.
Sistema nervoso
As vitaminas do complexo B ajudam a manter as células nervosas saudáveis e o bom funcionamento neurológico. Ingestão insuficiente de vitamina B pode levar a sintomas neurológicos como dormência e formigamento de braços e pernas, dificuldade para andar, confusão, perda de memória, depressão, psicose e demência. As mulheres grávidas com deficiência de ácido fólico ou vitamina B-9 têm maior probabilidade de ter filhos com defeitos do tubo neural. O ácido fólico é necessário para a divisão celular das células nervosas, e a falta de ácido fólico pode levar ao desenvolvimento anormal do tubo neural.
A produção de células vermelhas do sangue
A vitamina B-9 ou ácido fólico também trabalha de perto com vitamina B12, também chamada de cobalamina, para ajudar a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos saudáveis. B-12 e ácido fólico também são importantes para a produção de DNA, o material genético do corpo. Falta de ácido fólico suficiente leva à anemia por deficiência de ácido fólico e deficiência em B-12 causa anemia perniciosa.
Controle dos níveis de homocisteína
Vitamina B-6, B-12 e ácido fólico trabalham juntos para controlar o sangue níveis de homocisteína - um aminoácido produzido a partir da quebra de alimentos ricos em proteínas. Altos níveis de homocisteína podem causar doenças crônicas, como doenças cardíacas, Alzheimer e depressão, segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland.