As pessoas precisam de ácido fólico para produzir DNA e hemácias normais, e o feto em crescimento deve tê-lo para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso. As bactérias também devem ter ácido fólico para que possam desempenhar funções importantes dentro da célula. Bactérias podem produzir ácido fólico, no entanto, enquanto as pessoas não podem.
Ácido Fólico
Tanto os seres humanos quanto as bactérias precisam do ácido fólico para crescer. Enquanto o ácido fólico pode atravessar a membrana de uma célula humana e entrar na célula, ele não pode atravessar a parede celular das bactérias, de acordo com Charles Ophardt, Ph.D., professor emérito do Departamento de Química da Elmhurst College na “Virtual Chembook”. . ”Assim, as bactérias precisam produzir seu próprio ácido fólico. Eles então usarão o ácido fólico para produzir DNA, RNA e metionina. A metionina é um aminoácido que é usado para fazer várias substâncias como cisteína, outro aminoácido e S-adenosil metionina, uma substância usada em muitas reações bioquímicas.
Como as bactérias produzem ácido fólico
As bactérias fazem a sua próprio ácido fólico tomando PABA, abreviação de ácido p-aminobenzóico, e adicionando uma substância chamada pteridina para formar ácido diidropteróico. Em seguida, eles adicionam ácido glutâmico para produzir ácido diidrofólico e usam uma enzima chamada diidrofolato redutase para produzir ácido tetrahidrofólico, como explicado por B. E. Nardell, Ph.D. do Departamento de Farmacologia da Escola de Medicina da Universidade de Ross em "Antimicrobial Chemotherapy". Enzimas são um tipo de proteína que as células devem usar para fazer uma reação rápida o suficiente. O ácido tetrahidrofólico é a forma de ácido fólico que as células bacterianas precisam.
Medicação antibacteriana e ácido fólico
Os seres humanos não podem produzir ácido fólico porque não temos as enzimas necessárias para produzi-lo, e assim tem que obtê-lo na dieta ou em suplementos dietéticos. Isso também significa, no entanto, que um tipo de medicamento que pode ser usado para combater bactérias são medicamentos que interferem na criação de ácido fólico. Este tipo de medicação inclui as sulfonamidas e trimetoprima, explica Matthew Levison, MD, professor de saúde pública na Universidade de Drexel em “O Manual Merck para Profissionais de Saúde.” As sulfonamidas interferem com a enzima dihydropteroate sintetase, necessária para produzir ácido diidropteróico, enquanto trimetoprim interfere com a diidrofolato redutase.
Bacteriostáticas e bactericidas
As sulfonamidas são bacteriostáticas; isto é, eles interferem no crescimento de bactérias, mas não os matam, escreve Warren Levinson, MD, Ph.D., professor de Microbiologia da Universidade da Califórnia em “Revisão de Microbiologia Médica e Imunologia”. bactérias podem crescer quando a pessoa com a infecção bacteriana deixa de tomar a medicação de sulfonamida, a menos que seus glóbulos brancos possam matá-los. Tomar uma sulfonamida juntamente com trimetoprim mata as bactérias; essa combinação é chamada bactericida. Os dois medicamentos matam porque trabalham em dois lugares diferentes no caminho químico que cria o ácido fólico.
, , ] ]