O diabetes é uma doença crônica causada pela incapacidade do seu corpo de usar a glicose adequadamente. Pode afetar virtualmente todos os órgãos do seu corpo. Com o tempo, os nervos que proporcionam sensação nas mãos e pés podem ser afetados por uma condição chamada neuropatia diabética. Atualmente, não há cura para diabetes ou neuropatia periférica. O ácido fólico é a forma sintética de folato, uma das oito vitaminas do complexo B. O ácido fólico pode aliviar os sintomas da neuropatia periférica em diabéticos, embora sejam necessários mais estudos.
Neuropatia diabética
A neuropatia diabética ocorre como resultado de danos nos nervos; pode ser causada por diabetes de longa data, controle deficiente dos níveis de glicose no sangue, dano vascular aos nervos devido à diminuição do suprimento sanguíneo e inflamação dos nervos. A neuropatia diabética, também conhecida como neuropatia periférica, geralmente afeta os pés e dedos dos pés, causando dor em queimação, sensação de formigamento e dormência. Os sintomas geralmente pioram à noite. O diagnóstico é feito pelo seu médico através de uma série de testes neurológicos. Não há cura para a neuropatia diabética, mas manter o açúcar no sangue sob controle ajuda.
Ácido fólico
O ácido fólico é a forma mais estável de folato encontrado em suplementos alimentares e adicionado a alimentos fortificados com vitaminas. O ácido fólico desempenha várias funções, incluindo síntese de DNA, formação de eritrócitos e metabolismo do aminoácido metionina a partir da homocisteína. Embora rara, uma deficiência de ácido fólico diminui a absorção de nutrientes do trato digestivo e geralmente resulta de um distúrbio, como o alcoolismo ou a síndrome de má absorção. Curiosamente, o Escritório de Suplementos Dietéticos afirma que a medicação diabética pode interferir com a capacidade do seu corpo de usar ácido fólico, que pode ter um impacto sobre a neuropatia diabética.
O nível de ácido fólico e homocisteína
níveis de ácido fólico para sintetizar o aminoácido metionina da homocisteína. Quando falta ácido fólico, a metionina não é produzida e os seus níveis de homocisteína aumentam. Um estudo clínico publicado em 2001 na revista médica "Medicina Diabética" encontrou uma correlação entre níveis elevados de homocisteína e o desenvolvimento de sintomas de neuropatia diabética em pacientes com diabetes tipo 2. Mais estudos são necessários, mas se os níveis de homocisteína são elevados como resultado da deficiência de ácido fólico, o ácido fólico pode ser um tratamento benéfico para a neuropatia diabética.
Ácido fólico para a neuropatia diabética
A deficiência de ácido fólico pode tem um impacto no desenvolvimento dos sintomas da neuropatia diabética. Como diabético, você nunca deve tratar a neuropatia periférica. Segundo a Oregon State University, para manter os níveis normais, os adultos precisam de 400 a 600 mcg de ácido fólico por dia. Alimentos que contêm folato, a forma natural de ácido fólico, incluem suco de laranja, espinafre, espargos, grão de bico, feijão e lentilha. Alguns alimentos, incluindo cereais matinais, pão e massas, são enriquecidos com ácido fólico. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos de ácido fólico para a neuropatia diabética.
, , ] ]