Vitiligo é um distúrbio de pigmentação da pele que causa manchas brancas da pele, geralmente em áreas expostas ao sol. Vitiligo geralmente é executado em famílias e em muitos casos coexiste com outras condições auto-imunes como tireoidite e artrite reumatóide. O tratamento do vitiligo não é fácil. O tratamento combinado com terapia de luz, cremes ou pomadas, despigmentação e cirurgia de enxerto de pele às vezes é necessário para controlar a condição. Quando tudo mais falhar, a camuflagem é eficaz na redução da carga estética da doença.
Ácido Fólico
Entre os suplementos que podem ser eficazes no tratamento do vitiligo está o ácido fólico. O ácido fólico é uma vitamina solúvel em água que é essencial na manutenção da integridade genética do DNA celular, portanto o ácido fólico, também conhecido como folato, é essencial para o funcionamento adequado de quase todos os sistemas do corpo. O ácido fólico é considerado geralmente seguro. Em doses moderadamente altas, o ácido fólico pode causar desconforto gastrointestinal. Consulte o seu médico antes de tratar sua condição com ácido fólico.
Vitamina B12
De acordo com um estudo publicado na edição de novembro de 1997 da revista "Acta Dermato-Venerologica", pacientes que usam vitamina B12 e ácido fólico suplementos juntamente com a exposição solar diária responderam dramaticamente melhor do que o esperado. Pacientes no estudo foram prescritos suplementos orais de vitamina B12, cianocobalamina, juntamente com ácido fólico suplementar. Esses pacientes foram instruídos a manter registros de sua exposição ao sol. Os pacientes que receberam suplementos de vitamina B12 e ácido fólico mostraram uma melhor repigmentação das manchas brancas características do vitiligo. A vitamina B12 é um suplemento seguro e, portanto, a suplementação pode continuar enquanto for necessário, juntamente com terapia de luz ou exposição ao sol, para prevenir a progressão da doença e alcançar resultados satisfatórios de repigmentação. Consulte o seu médico antes de tratar sua condição com a vitamina B12.
Um estudo publicado na edição de abril de 2009 do "Indian Journal of Dermatology" sugeriu que a suplementação com minerais antioxidantes como o selênio pode revelar-se um terapia adjuvante eficaz para vitiligo. O selênio é um elemento traço necessário para uma variedade de funções no corpo humano, mas é mais famoso por suas propriedades antioxidantes. A perda de pigmentação que ocorre no vitiligo é postulada como relacionada à morte de células produtoras de melanina, que pode ser causada por danos oxidativos. Consulte o seu médico antes de tratar sua condição com selênio.