casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Ácido Fólico e Doença Renal

A doença renal, também chamada de doença renal, é uma condição séria que restringe a capacidade dos rins de filtrar resíduos, criando um acúmulo em seu corpo. Doença renal que requer diálise renal pode aumentar a sua necessidade de ácido fólico, um nutriente que desempenha um papel importante na saúde geral das células e órgãos.

Ácido Fólico

O ácido fólico também atende pelos nomes de folato e vitamina B9. Esta vitamina solúvel em água pode ajudar a prevenir a anemia e é necessária no crescimento e divisão de novas células. Esta vitamina auxilia na criação de RNA e DNA, os elementos que servem como blocos de construção para as células. O ácido fólico ocorre naturalmente em vários tipos de alimentos, como feijões e ervilhas secos, verduras e frutas. A deficiência de ácido fólico pode causar perda de peso, dores de cabeça, irritabilidade, palpitações cardíacas e diarréia. As condições que podem aumentar sua necessidade de ácido fólico incluem doença hepática, doença renal, gravidez, má absorção e certas anemias.

Doença Renal

A progressão da doença renal inclui cinco estágios, dependendo do nível de função dentro de os rins. Estágios de um a quatro incluem danos leves a graves reduções na função renal. O nível cinco, também conhecido como insuficiência renal e doença renal em estágio final, marca o estágio final dessa doença. A DRT requer diálise renal ou transplante renal.

A maioria dos adultos necessita de 400 mcg de ácido fólico por dia, embora as mulheres grávidas e que amamentam necessitem de mais desta vitamina. O limite superior seguro de ácido fólico é de 1.000 mcg por dia para adultos. Enquanto a maioria das pessoas com doença renal requer quantidades normais de ácido fólico, os indivíduos com insuficiência renal geralmente precisam de mais. A diálise renal pode afetar a quantidade de homocisteína em seu corpo, resultando na necessidade de mais ácido fólico. De acordo com MayoClinic.com, os pacientes em diálise podem exigir entre 0,8 e 15 mg de ácido fólico por dia, enquanto outros precisam entre 2,5 e 5 mg três vezes por semana. A quantidade específica de ácido fólico necessária depende dos níveis individuais de homocisteína.

Precauções

Evite tomar grandes doses de ácido fólico sem a recomendação do seu médico, especialmente se tiver uma doença grave. O excesso de ácido fólico pode desencadear sintomas de deficiência de vitamina B12. Quantidades excessivas de ácido fólico podem causar convulsões em pessoas que usam medicações anticonvulsivantes.