A artrite reumatóide, ou AR, é uma condição inflamatória que afeta as articulações do corpo, mais comumente as pequenas articulações das mãos e dos pés. Essa condição afeta 1% da população mundial, de acordo com o Manual Merck. O ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, é um nutriente que foi avaliado para benefícios potenciais em pessoas que sofrem de artrite reumatóide. Se você foi diagnosticado com esta condição e está pensando em tomar suplementos de ácido fólico, converse com seu médico primeiro.
Muitas pessoas com artrite reumatóide são deficientes em ácido fólico, de acordo com um estudo publicado no Edição de janeiro de 1964 do "British Medical Journal". Além disso, a deficiência de folato é grave o suficiente para determinar anemia. Os autores encontraram evidências de anemia megaloblástica em pacientes com AR. A anemia megaloblástica é uma forma de anemia que pode ser causada por outra falta de vitaminas também. No entanto, os pesquisadores sugeriram que a deficiência de ácido fólico desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento desta anemia megaloblástica nos participantes do estudo. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que pode haver uma ligação entre o ácido fólico e a gravidade dos sintomas da AR, no entanto, estudos maiores são necessários para confirmar esses achados.
Ácido Fólico e Metotrexato em
Em alguns casos de artrite reumatóide, os médicos pode prescrever uma droga chamada metotrexato. Embora usado em doses baixas, o metotrexato pode ter efeitos colaterais significativos e também pode esgotar o seu corpo de ácido fólico, de acordo com o National Institute of Health. Dietas ricas em suplementos de ácido fólico ou ácido fólico podem ajudar a diminuir os efeitos tóxicos dessa droga sem reduzir sua eficácia. Fontes importantes de folato dietético incluem carne bovina, espinafre e aspargos.
Dosagem e efeitos colaterais
O ácido fólico é um suplemento de venda livre disponível sozinho ou em combinação com outras vitaminas do complexo B. Para melhorar a saúde geral, a dose diária recomendada é de 400mcg em adultos. Seu médico pode prescrever doses mais altas de ácido fólico, dependendo da sua condição particular. O ácido fólico tem um excelente perfil de segurança, embora em raras situações cause distúrbios estomacais leves, distúrbios do sono ou problemas de pele. As doses diárias de 1000mcg ou superior de ácido fólico devem ser evitadas, pois podem mascarar uma deficiência subjacente de vitamina B12.
Considerações
Consulte um profissional de saúde qualificado para descobrir a dosagem ideal de ácido fólico para sua condição. A suplementação com ácido fólico para pessoas com artrite reumatóide não é considerada um tratamento padrão e a vitamina B9 não é aprovada pela U.S. Food and Drug Administration para tratar artrite reumatóide. O ácido fólico não substitui qualquer medicação que você está tomando atualmente.
, , ] ]