Complexo B é um termo usado para se referir a todas as vitaminas essenciais solúveis em água, além da vitamina C. Cada uma dessas oito vitaminas - tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico e cobalamina - desempenha um papel importante. no funcionamento do corpo humano. Se você tem uma deficiência do complexo de vitamina B, você pode experimentar um ou mais dos vários sintomas, dependendo da vitamina que falta.
Vitamina B1 - A tiamina - A tiamina, ou vitamina B1, é essencial para a processo de produção de energia do corpo. Ele também é usado para garantir o bom funcionamento do sistema nervoso e na regulação do sistema digestivo. Se você estiver com falta de tiamina, terá problemas para digerir os carboidratos, o que causa danos ao coração ou beribéri, perda de agilidade mental e dificuldades respiratórias. Você também pode sentir uma dor de estômago, depressão, irritabilidade, fadiga, insônia e lapsos de memória. Boas fontes de vitamina B1 incluem fígado, carne de porco, gérmen de trigo, feijão e grãos integrais.
Vitamina B2 - Riboflavina
Riboflavina é uma vitamina importante que permite que seu corpo processe aminoácidos e gorduras. Também é usado em combinação com outras duas vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina B6. A deficiência de riboflavina pode levar à depressão e complicações em mulheres grávidas e mulheres que tomam contraceptivos orais. Leite, produtos lácteos, cereais integrais e vegetais de folhas verdes são excelentes fontes de riboflavina.
Vitamina B3 - Niacina
A niacina é usada para manter a saúde do sistema nervoso e do sistema digestivo. Também ajuda a manter o tom da pele e reduz a quantidade de colesterol no sangue. A falta de niacina pode levar a agitação, ansiedade, depressão, psicose, fadiga mental ou demência. Para manter seus níveis de vitamina B3, certifique-se de comer nozes, feijão, grãos integrais, aves e peixes.
Vitamina B5 - ácido pantotênico -
ácido pantotênico, também chamado de vitamina B5, influencia o crescimento do seu corpo e o desenvolvimento. Também atua como uma vitamina anti-envelhecimento, protegendo os sistemas vitais dos efeitos negativos do estresse físico e mental. Uma quantidade insuficiente de ácido pantotênico pode levar à perda de cabelo, fadiga crônica, constipação, irritabilidade, depressão, tontura, constipação e fraqueza muscular. Boas fontes desta vitamina incluem carne magra, legumes e cereais integrais.
Vitamina B6 - Piridoxina
A piridoxina é uma vitamina do complexo B particularmente importante. É usado no processamento de aminoácidos e na transferência de nutrientes para o corpo. A piridoxina também ajuda a manter os glóbulos vermelhos, o sistema nervoso e algumas partes do sistema imunológico. Uma deficiência nessa vitamina pode causar enxaqueca, fadiga, dores de cabeça, insônia e eczema. Alimentos para comer para manter um nível saudável de vitamina B6 incluem peixes, grãos integrais, carnes magras e aves de capoeira.
Vitamina B7 - Biotina
Biotina ajuda o corpo a quebrar e usar proteínas, carboidratos e vitamina B5 . Também ajuda o corpo a produzir hormônios e é um componente essencial na manutenção da saúde do cabelo. Baixos níveis de biotina podem resultar em perda de cabelo, alucinações, depressão, fadiga e confusão. Cogumelos, salmão, aves, cereais integrais, verduras e sementes de girassol são boas fontes desta vitamina.
Vitamina B9 - Ácido fólico e vitamina B12 - Cobalaminas
Ácido fólico, também chamado de vitamina B9 ou folato, é usado pelo corpo no processo de produção de glóbulos vermelhos e DNA. O ácido fólico também é particularmente vital para mulheres grávidas. Sem folato suficiente, as mães têm um risco muito maior de aborto espontâneo, defeitos congênitos, parto prematuro e natimorto. Outros sintomas incluem distúrbios da pele, infertilidade e câncer. Alimentos com alto teor de ácido fólico incluem laranjas, raízes de beterraba, grãos integrais e trigo.
A vitamina B12 ou cobalamina desempenham um papel na produção de glóbulos vermelhos e no processamento de carboidratos e folatos do organismo. A falta de cobalamina pode evoluir para fadiga, anemia, depressão e vários outros distúrbios neurológicos. Alimentos como carne magra, laticínios, peixe e outros produtos avícolas podem ajudá-lo a manter uma quantidade saudável dessa vitamina.