Espargos é um vegetal de primavera e membro da família dos lírios. Também conhecido como aspargo officinalis, é uma cultura amplamente cultivada em toda a Europa, norte da África e oeste da Ásia. É um dos vegetais mais ricos em nutrientes disponíveis, pois é rico em potássio, ácido fólico, vitamina B6, tiamina e fibras.
Ácido fólico
Os espargos são uma das principais fontes vegetais de ácido fólico . O ácido fólico ajuda o corpo a formar glóbulos vermelhos e material genético. Também é necessário para o metabolismo de proteínas, crescimento e divisão celular e para a prevenção de certos defeitos congênitos do tubo neural. Uma porção de ½ xícara de aspargo contém 132 mcg de ácido fólico, o que corresponde a 33% das necessidades diárias de ácido fólico.
Potássio e Vitamina C
O aspargo é uma rica fonte de potássio. Seis espargos contêm aproximadamente 20 mg de potássio, que é a metade do potássio que você precisa em um dia. O potássio é necessário para o bom funcionamento do coração, rins, músculos, nervos e sistema digestivo. Lanças de espargos verdes ricamente coloridas são boas fontes de vitamina C, que é necessário para a formação dos tecidos conectivos do corpo.
Fibra, tiamina e vitamina B6
A 5.3-oz. servindo de espargos tem 3 gramas de fibra, bem como 15 por cento da tiamina e 10 por cento da vitamina B6 que você precisa em um dia. A fibra dietética ajuda a normalizar os movimentos intestinais, reduz os níveis de colesterol no sangue, ajuda na perda de peso e reduz os níveis de açúcar no sangue. Tiamina e vitamina B6 ajudam o corpo a converter carboidratos em energia.
Outros benefícios nutricionais
Espargos também é uma rica fonte de rutina, um composto que fortalece as paredes dos capilares. Espargos também contém glutationa, que é um antioxidante que pode ajudar a neutralizar os radicais livres que danificam as células que podem causar câncer. Um 5,3 oz. servindo de espargos também contém 8 por cento da vitamina A você precisa de cada dia. A vitamina A é necessária no crescimento e desenvolvimento celular e na formação de retina nos olhos.