O nível de ferritina sérica está diretamente relacionado com as reservas de ferro no corpo e é um teste comum para anemia. Os níveis normais variam entre 12 a 150 ng /mL para mulheres e 12 a 300 ng /mL para homens. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, os sinais de baixos níveis de ferro incluem sensação de cansaço e fraqueza; diminuição do desempenho; dificuldade em manter a temperatura corporal; diminuição da função imunológica; uma língua inflamada; e pica, um desejo por substâncias não nutritivas, como gelo, sujeira e argila.
Suplementos
A maioria dos médicos recomenda tomar um suplemento de ferro após a cirurgia de bypass gástrico, além do ferro disponível em um multivitamínico após sólido a comida pode ser consumida. Fumarato ferroso e gluconato ferroso estão disponíveis no balcão e são as formas mais absorvíveis de ferro, de acordo com o Sistema de Saúde West Penn Allegheny. Suplementos de ferro e cálcio devem ser tomados pelo menos duas horas de intervalo. A vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro, por isso o ferro deve ser tomado com suplementos de vitamina C ou alimentos que contenham vitamina C, como frutas e vegetais. Pergunte ao seu médico sobre as marcas recomendadas e as quantidades certas para você. Suplementos especificamente formulados para pacientes bariátricos estão disponíveis.
Potenciais Efeitos Colaterais
Grandes doses de ferro podem causar desconforto gastrointestinal, incluindo náuseas, vômitos, constipação, diarréia e desconforto abdominal. Tome ferro com as refeições para aumentar a absorção e prevenir dores de estômago. Você também pode achar que é benéfico tomar a dose prescrita em duas ou três doses igualmente espaçadas, porque o Escritório de Suplementos Dietéticos relata que a quantidade de ferro absorvida realmente diminui com doses maiores.