casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Por que o ferro é adicionado ao cereal?

A deficiência de ferro, uma falta de ferro no organismo, é comum em mulheres muito jovens, muito idosas, grávidas e menstruadas. O ferro transporta oxigênio nas células vermelhas do sangue; baixos níveis de ferro causam anemia por deficiência de ferro. Cereais fortificados, um alimento de café da manhã comum e um geralmente aceito pelas crianças, com ferro ajuda a garantir que as necessidades diárias de ferro sejam atendidas. Os fabricantes começaram a fortificar os cereais em 1941 para restaurar o cereal ao seu potencial integral. Requisitos:

A necessidade diária de ferro para crianças de 4 a 8 anos é de 10mg por dia; meninos adolescentes exigem 8mg e meninas adolescentes 15mg. Homens adultos precisam de 8mg, em comparação com mulheres adultas que precisam de 18mg, porque perdem ferro no sangue menstrual a cada mês. Mães grávidas ou amamentando precisam aumentar sua ingestão para 27mg por dia. Adultos com mais de 50 anos precisam de 10mg. Cereais fortificados contêm entre 25 e 100 por cento dos valores diários recomendados, que são baseados em pessoas com as maiores necessidades de ferro.

Riscos

Overdose de ferro, bem como deficiência, pode causar uma série de problemas de saúde. Cereais fortificados, porque visam suprir as necessidades das pessoas com maior risco de deficiência de ferro, podem levar a uma overdose de ferro para outros. Um estudo conduzido pela Food and Drug Administration dos E.U.A. examinou as quantidades reais de ferro em cereais fortificados. Os resultados, publicados na edição de junho de 2001 do "Journal of American College of Nutrition", descobriram que dos 29 cereais fortificados estudados, 21 continham 120% ou mais das quantidades declaradas de ferro e oito continham 150% da dose listada. O intervalo de ferro real foi de 80 a 190% do valor listado. Além disso, o estudo também descobriu que a maioria dos adultos consumia duas vezes mais cereais do que a média de uma porção, o que significa que eles obtinham o dobro de ferro listado em uma única porção.

Benefícios

as crianças recebem cerca de metade da sua necessidade diária de ferro a partir de cereais fortificados, o pediatra e autor William Sears, MD relata. A anemia por deficiência de ferro diminuiu em crianças de classe média americana de 6,2 por cento entre 1969 e 1973 para 2,7 por cento em 1986, segundo o artigo de 2001 da FDA, possivelmente devido à prevalência de cereais fortificados com ferro. Resultados semelhantes foram encontrados para crianças de famílias de baixa renda.

Absorção

O ferro em cereais é o ferro não heme, que é menos absorvido do que o ferro proveniente de fontes animais. Para aumentar a absorção de ferro dos cereais, coma alimentos ou sucos ricos em vitamina C, ao mesmo tempo que os cereais fortificados, porque a vitamina C ajuda na absorção de ferro. Comer uma fonte de ferro ao mesmo tempo também aumenta a absorção de ferro não heme.

, , ] ]