casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quimioterapia, suplementos de radiação e ferro

Quando você está passando por quimioterapia e radiação para câncer, não é incomum que você se sinta cansado. Você pode até ser diagnosticado com anemia, o que significa que suas células não recebem oxigênio suficiente porque suas reservas de ferro são muito baixas. Pode ser tentador se auto-medicar tomando suplementos de ferro para a sua fadiga ou anemia. No entanto, você deve conversar com seu médico de antemão, uma vez que potencialmente poderia interferir com o tratamento do câncer.

Antecedentes

O tratamento do câncer envolvendo quimioterapia e radiação pode causar fadiga, perda de peso e infecção. Portanto, consumir vitaminas e minerais suficientes, como o ferro, irá ajudá-lo a combater infecções e a se sentir o melhor possível durante o tratamento. Na maioria dos casos, você deve ser capaz de obter a nutrição que você precisa da sua comida. No entanto, é possível que o seu oncologista recomende tomar um multivitamínico como suplemento. Recomendações

Se o seu oncologista ou o nutricionista da sua equipe de saúde recomendar que você tome um multivitamínico, na maioria dos casos você deve tomar um sem ferro. Suplementos de ferro podem causar constipação, que já é um problema comum em pessoas que fazem quimioterapia e radioterapia. Além disso, há algumas evidências - ainda não comprovadas - de que ter muito ferro em seu corpo realmente coloca você em risco de certos tipos de câncer, como câncer de mama.

Considerações

Se sua quimioterapia e radioterapia levaram você a ficar anêmico, seu médico pode decidir que você precisa de suplementos de ferro. Neste caso, pegue o ferro como indicado, mas não tome mais do que o prescrito. Você pode experimentar uma dor de estômago, constipação ou até mesmo diarréia de seus suplementos de ferro. Além disso, suplementos de ferro farão com que as fezes escureçam, por isso não se assuste se notar esse efeito colateral.

Remédio

Se você tem anemia ruim resultante de seus tratamentos de quimioterapia e radioterapia, mas seu médico não acredita que tomar ferro o ajudaria, ele pode prescrever um medicamento chamado epoetina alfa. Este medicamento estimula seu corpo a produzir mais glóbulos vermelhos. No entanto, a medicação deve ser injetada e tem uma alta taxa de efeitos colaterais - mais da metade das pessoas que a experimentam sentem náusea e constipação, e há um risco de hipertensão arterial associada a ela também. Converse com seu médico sobre suas opções para tratar sua anemia e sobre se os suplementos de ferro o ajudariam a se sentir melhor.