casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos da deficiência de ferro no corpo

Deficiência de ferro resulta em um baixo número de glóbulos vermelhos no corpo, e anemia por deficiência de ferro se desenvolve quando o corpo não está recebendo ferro suficiente para criar novos glóbulos vermelhos. Uma vez que o ferro armazenado no corpo é usado, menos glóbulos vermelhos são criados, o que pode levar a uma série de sintomas, incluindo fadiga, pele pálida, fraqueza geral, unhas quebradiças, perda de cabelo e dores de cabeça. O ferro é um mineral necessário para muitas funções corporais, incluindo a produção de hemoglobina, que é a molécula no sangue que transporta oxigênio. O ferro também é necessário para apoiar a pele saudável, cabelos, unhas e células em seu corpo. O corpo obtém ferro através da comida, que é então absorvida no trato gastrointestinal e liberada na corrente sanguínea ou armazenada no fígado, para a futura criação de glóbulos vermelhos. Embora o corpo necessite apenas de uma pequena porção do ferro ingerido, a deficiência de ferro ainda é muito comum, particularmente entre certos grupos.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, as mulheres grávidas e As crianças pequenas têm o maior risco de deficiência de ferro, porque sua necessidade de ferro é a mais alta, devido ao rápido crescimento. Mulheres na pré-menopausa também estão em risco, devido à perda de sangue que ocorre com a menstruação. A Sociedade Americana de Hematologia observa que outros grupos de alto risco incluem aqueles com úlceras pépticas, pessoas que sofreram grandes cirurgias ou traumas, vegetarianos e veganos, pessoas que foram submetidas a bypass gástrico e outras cirurgias bariátricas e crianças que bebem mais de dois a três. copos de leite de vaca por dia, porque pode diminuir a absorção de ferro.

Sintomas de deficiência de ferro

A deficiência de ferro pode se apresentar através de muitos sintomas diferentes. Esses sintomas são o resultado da falta de oxigênio no corpo. Os sintomas mais comuns incluem palidez, batimentos cardíacos acelerados, fraqueza geral, fadiga, falta de ar, dor no peito, falta de energia, dores de cabeça, batidas nos ouvidos, língua dolorida, desejo por gelo ou argila, unhas quebradiças e queda de cabelo. Sociedade de Hematologia. Outros sintomas podem incluir aumento do baço, infecções freqüentes, síndrome das pernas inquietas e sangramento menstrual muito intenso, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue. O CDC observa que o enfraquecimento da função imunológica, a diminuição do desenvolvimento mental e social durante a infância e a diminuição do desempenho escolar e profissional também podem ser sintomas de anemia por deficiência de ferro. Deficiência de ferro, o seu prestador de cuidados de saúde pode executar alguns testes para detectar os níveis de ferro no sangue. Se o seu médico acredita que você é deficiente em ferro, o seu provedor pode prescrever um suplemento de ferro. Se a deficiência é determinada a existir porque você não está recebendo ferro suficiente em sua dieta, você pode simplesmente ser prescrito uma dieta mais rica em ferro. Alimentos ricos em ferro incluem amêijoas, ostras, cereais fortificados, carnes de órgãos como fígado, soja, abóbora e abóbora, feijão branco, melaço, lentilha, espinafre, carne de vaca, cordeiro, pato e camarão.