A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. As crianças e as mulheres em crescimento são particularmente afetadas, devido às crescentes demandas de crescimento e às perdas menstruais de ferro, respectivamente. Portanto, muitas mulheres grávidas começam suas gestações com depósitos de ferro marginais ou diminuídos, e um feto em crescimento coloca mais demandas nos reservatórios maternos de ferro. Se você não tem ferro suficiente para produzir novos glóbulos vermelhos, a anemia é a conseqüência inevitável. Suplementos de ferro são eficazes para prevenir e corrigir anemia por deficiência de ferro durante a gravidez.
Anemia
A anemia ocorre se você tem menos glóbulos vermelhos do que o normal ou se o conteúdo de hemoglobina de seus glóbulos vermelhos é anormalmente baixo. A hemoglobina é o pigmento transportador de oxigênio encontrado em glóbulos vermelhos saudáveis, e o ferro é necessário para sua síntese. Os sintomas da anemia incluem fadiga, fraqueza, baixa tolerância ao exercício, tontura, dor de cabeça, falta de ar, pulso rápido, cãibras nas pernas e função mental insatisfatória. Uma revisão de abril de 2011 no "The Journal of Nutrition" relata que a anemia durante a gravidez aumenta o risco de mortalidade para as mães e seus bebês.
Fontes de Ferro
Muitos alimentos são boas fontes de ferro. Farinha de aveia e outros grãos integrais, carnes vermelhas, fígado, frutas secas, melaço, feijão, ervilha, frutos do mar, vegetais de folhas verdes escuras, nozes e sementes contêm ferro. No entanto, o enjôo matinal pode limitar sua ingestão de ferro na dieta, ou você pode ter preocupações sobre a segurança de alguns alimentos, como peixes. Além disso, comer alimentos ricos em ferro pode não fornecer ferro suficiente para corrigir casos graves de anemia. Nestas situações, suplementos de ferro são muitas vezes necessários.
Suplementos
O suplemento de ferro mais comumente prescrito por médicos para mulheres grávidas é o sulfato ferroso, que é uma forma barata, razoavelmente bem absorvida de ferro. É também a forma mais provável de causar efeitos colaterais, como irritação estomacal e constipação. O Dr. Elson Haas, autor de “Manter-se Saudável com Nutrição”, acredita que o gluconato ferroso ou o fumarato, também fontes baratas de ferro, são absorvidos assim como o sulfato ferroso e causam menos efeitos colaterais. Os melhores suplementos de ferro, diz Haas, são formas "quelatadas" de ferro, como succinato ferroso ou aspartato.
Doses e Eficácias
A forma e a dosagem do ferro que você toma durante a gravidez dependem muito do seu médico. preferências e a gravidade da sua anemia. A Haas recomenda 50 mg de suplemento de ferro quelado uma ou duas vezes ao dia para atender a maioria das necessidades da gravidez. Alternativamente, seu médico pode optar por 325 mg de sulfato ferroso ou gluconato ferroso, tomado 2 a 3 vezes ao dia. Normalmente, as reservas de ferro serão reabastecidas e a contagem de sangue melhorará dentro de 4 a 6 semanas após o início do seu suplemento de ferro.