A anemia deixa você cansado e fraco. Pode fazer com que o seu coração bata de forma irregular e deixe-o ofegante mesmo depois de um esforço mínimo, como subir um lance de escadas. Em muitos casos, a anemia é resultado de uma nutrição inadequada. O ferro é um dos minerais mais abundantes do planeta, mas é bem possível que, se você está sofrendo de anemia, não tenha o suficiente em seu corpo. Aumentar sua ingestão de ferro pode ajudar. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos de ferro.
Ferro e Anemia
O ferro é um mineral essencial que seu corpo usa para ajudar a transportar oxigênio para os tecidos que precisam dele. A maior parte do ferro em seu corpo é dedicada a esse propósito. Como parte do componente do sangue vermelho conhecido como hemoglobina, o ferro ajuda a ligar as moléculas de oxigênio às células do sangue, permitindo que o oxigênio seja distribuído para as células e órgãos por todo o corpo. A fadiga da anemia resulta quando essas células e órgãos não recebem oxigênio suficiente para atender à demanda fisiológica normal.
Tipos de ferro dietético
O ferro dietético vem em duas formas: ferro heme e ferro não heme. O ferro heme é derivado de alimentos que contêm hemoglobina - em outras palavras, alimentos de origem animal, como carne, peixe e aves. As plantas não sangram e os alimentos à base de plantas não contêm ferro heme. O ferro não heme é encontrado em alguns alimentos à base de plantas, como lentilhas e feijões. Ferro não heme derivado de fontes vegetais é usado para fortificar alimentos que são naturalmente pobres em ferro, como pão branco e grãos.
Biodisponibilidade de ferro heme vs. não heme
Desculpe, vegetarianos, mas em termos de facilidade ferro absorvido, alimentos à base de animais são sua melhor fonte. “Biodisponibilidade” é um termo usado para descrever com que facilidade um determinado nutriente é absorvido e utilizado pelo seu corpo. De acordo com o Instituto Linus Pauling, o ferro heme é mais biodisponível que o ferro não heme. A absorção de ferro no heme também é menos comumente inibida por outros nutrientes, enquanto a absorção de ferro não heme pode ser inibida pelo ácido fítico, que está presente nos grãos e arroz, polifenóis, que ocorrem em frutas e vegetais e proteína de soja. Assim, o ferro encontrado nesses alimentos vegetais não é apenas mais difícil de absorver, mas a absorção é ainda mais prejudicada pela presença de outros fatores.
Fontes de ferro heme
O fígado de frango cozido é uma fonte particularmente rica. de ferro heme. Ele contém 12,8 miligramas por porção de 3,5 onças. Se o pensamento do fígado de frango é menos que palatável para você, você pode tentar assar carne magra, em 3,2 miligramas por porção de 3 onças, mariscos fritos à milanesa, a 3 miligramas por 0,75 xícara, ou carne de peru assada escura, 2,3 miligramas por 3,5 onças.