O termo médico que descreve o desejo de mastigar ou comer gelo é pagofagia. Embora comer gelo não seja perigoso por si só, o desejo por gelo às vezes é um sintoma de deficiência de ferro. Se você tiver esse sintoma, entre em contato com seu médico para ter seus níveis de ferro no sangue testados.
Pagophagia e Pica
Pica se refere ao desejo por substâncias incomuns e não nutritivas. Mastigar gelo ou pagofagia é um tipo de pica. Outros tipos incluem desejos por barro, amido de milho e papel. A pica é comum em crianças. Em adultos, pode indicar uma condição emocional, como estresse ou transtorno obsessivo compulsivo. O desejo por gelo está associado à deficiência de ferro, embora a causa do desejo seja desconhecida, de acordo com MayoClinic.com.
Mastigar gelo não cura a deficiência de ferro, uma vez que o gelo não contém o desejo. mineral. Para aumentar os níveis de ferro, você precisa aumentar a quantidade de alimentos ricos em ferro em sua dieta ou tomar suplementos de ferro. Seu tratamento dependerá de sua idade, saúde e causa de sua deficiência de ferro. Trabalhe com o seu médico para diagnosticar e tratar a deficiência de ferro. Além da deficiência dietética, baixos níveis de ferro podem ser causados por uma variedade de condições subjacentes, incluindo distúrbios hemorrágicos crônicos.
Outros sinais de baixo teor de ferro
Nos estágios iniciais, a deficiência de ferro pode não causar sintomas visíveis . À medida que os estoques de ferro do seu corpo se esgotam, você pode sentir fraqueza, fadiga e dificuldade em manter-se aquecido. Você pode ter dificuldade em se concentrar e as crianças podem apresentar um desenvolvimento cognitivo lento. A função imunológica deficiente e a suscetibilidade a infecções também são comuns.
Grupos em risco
Pessoas de determinados grupos de alto risco devem ser rotineiramente rastreadas para baixo nível de ferro. Se você pertence a um grupo de alto risco, preste especial atenção aos sinais de deficiência de ferro, como o desejo por gelo. As mulheres grávidas muitas vezes tornam-se deficientes em ferro devido ao rápido crescimento e à expansão do suprimento de sangue. As crianças pequenas estão em risco, particularmente entre os 6 meses e os 3 anos de idade devido ao rápido crescimento e baixo consumo de ferro na dieta. Meninas adolescentes e mulheres em idade fértil correm risco porque o ferro é perdido pela menstruação.