Baixa energia, fraqueza muscular, fadiga e irritabilidade são reconhecidos há muito tempo como sintomas de anemia ferropriva. No entanto, um estudo publicado no "British Medical Journal" sugeriu que esses sintomas podem começar muito antes de a falta de ferro levar à anemia. O estudo de 2003, que ainda precisa ser replicado, descobriu que os suplementos de ferro corrigiam a baixa energia em mulheres com estoques de ferro apenas moderados ou moderadamente depletados.
O balanço de ferro varia de um dia para o outro. Alguns dias você pode consumir mais do que precisa; outros dias, você pode consumir menos. Se os dias em que você consome muito menos do que os dias em que consome demais, a falta de ferro se torna cumulativa e esgota as reservas do seu corpo. Nesta fase, os exames de sangue mostrarão reduções no ferro e ferritina séricos e um aumento na capacidade total de ligação do ferro. À medida que os estoques de ferro se esgotam, os glóbulos vermelhos são afetados. Nesta fase, exames de sangue também mostram uma diminuição no tamanho, cor e número de glóbulos vermelhos, uma condição conhecida como anemia por deficiência de ferro.
Sintomas associados
A baixa energia pode ser acompanhada por outros sintomas , como um tom azulado no branco dos olhos, pele pálida, unhas quebradiças ou em forma de colher, queda de cabelo, língua dolorida, falta de ar com o mínimo de esforço, diminuição do apetite e dores de cabeça. Sintomas associados só podem se tornar óbvios com a falta prolongada ou grave de ferro. As mudanças geralmente se desenvolvem lentamente, então elas podem ser mais óbvias para as pessoas que raramente o veem, em comparação com as pessoas que o veem diariamente.
Tratamento
Tratamento para baixa energia por falta de ferro começa com a reposição seu ferro. Seu médico pode recomendar que você tome um suplemento oral de ferro, como sulfato ferroso ou gluconato ferroso, em doses de 325mg, uma a três vezes por dia. Suplementos orais de ferro podem interferir com outros medicamentos, portanto tome-os exatamente como o seu médico orienta. Seus níveis de energia podem começar a melhorar dentro de alguns dias após o início do tratamento. Permita duas semanas para os benefícios completos. No entanto, pode levar seis meses ou um ano de tratamento para as reservas de ferro se recuperarem completamente.
Prevenção
Previna baixa energia por falta de ferro consumindo uma dieta rica em ferro ou tomando um multivitamínico diário com minerais . Excelentes fontes de alimento de ferro incluem carnes magras, aves, peixes, ostras e amêijoas. O ferro em alimentos vegetais, como leguminosas e grãos enriquecidos, é mais difícil de absorver pelo organismo. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, tomates, pimentões, brócolis e batatas, melhora a absorção de ferro de alimentos vegetais e animais. Se você se tornou deficiente em ferro em uma dieta rica em ferro ou se você não pode mudar sua dieta, pergunte ao seu médico se um multivitamínico com minerais pode ajudar.
Considerações
Baixa energia pode ser causada por outros fatores que não de ferro. Seu médico pode precisar descartar outras condições, como depressão, infecções, câncer ou doenças autoimunes. Em alguns casos, a baixa energia é causada por mais de um fator. Suplementos orais de ferro não funcionam para todas as pessoas. Você pode precisar de consultas médicas de acompanhamento ou repetir exames de sangue para confirmar que os suplementos de ferro estão funcionando para você.