O magnésio está presente em vegetais verdes, grãos integrais, nozes e sementes. Dietas ricas em alimentos processados e farinha branca são mais prováveis de serem deficientes em magnésio. A deficiência de magnésio é difícil de determinar clinicamente, uma vez que a concentração celular de magnésio é importante - não necessariamente o seu nível sérico de magnésio. Um teste de urina de 24 horas antes e depois da injeção de magnésio concentrado é provavelmente o melhor preditor de deficiência de magnésio. Utilizar um suplemento de pó de magnésio pode ajudar a corrigir qualquer deficiência de magnésio; no entanto, o excesso de magnésio também produz efeitos colaterais.
Diarreia
A diarréia é um efeito colateral comum do excesso de magnésio, embora a diarréia seja menos comum com doses orais, de acordo com a Drugs.com. O magnésio se acumula nas fezes e estimula o fluído do corpo a ser expelido. Beber quantidades adequadas de água com cada dose de pó de magnésio. Converse com seu médico se tiver diarréia crônica, uma vez que isso também pode induzir outras deficiências.
Deficiência de cálcio
O cálcio é bem conhecido por ser necessária para a manutenção óssea adequada. O magnésio, no entanto, compete com o cálcio para absorção, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Você pode precisar tomar suplementos de cálcio e vitamina D para garantir que esteja recebendo a quantidade adequada de cálcio. Converse com seu médico se você começar a sentir quaisquer sintomas de deficiência de cálcio, como dores musculares, dores e cãibras.
Paralisia Muscular
O pó de magnésio pode levar à paralisia muscular, de acordo com MayoClinic.com. Este efeito colateral é raro, ainda que grave. O excesso de magnésio pode impedir que seus músculos recebam estímulos elétricos dos seus nervos. Por exemplo, se o seu diafragma não puder receber os sinais elétricos adequados, você poderá não conseguir respirar corretamente. Paralisia muscular pode progredir rapidamente. Se você perceber que está ficando com falta de ar, converse com um médico imediatamente.
Problemas de coração e rins
O pó de magnésio pode fornecer quantidades excessivas de magnésio que se acumulam nos rins. Esse acúmulo pode induzir a morte celular e levar à degradação se não for tratado por um profissional médico. A pressão arterial baixa induzida pelo excesso de magnésio pode causar uma freqüência cardíaca mais lenta e levar a arritmias cardíacas. Fale com o seu médico imediatamente se tiver algum destes efeitos secundários após tomar magnésio.