Leite, Queijo e Iogurte
Sim, o velho ditado é verdadeiro, beber um copo de leite morno antes de dormir pode ajudá-lo a dormir. O leite é uma excelente fonte de magnésio, que, segundo um estudo do Human Nutrition Research Center, foi encontrado associado a um sono mais profundo e menos interrompido. Leite e outros alimentos lácteos, como queijo e iogurte, também são ricos em cálcio, o que ajuda o cérebro a produzir melatonina, um hormônio indutor do sono. Cereais integrais, nozes e sementes
Pessoas que são deficientes em magnésio muitas vezes experimentam privação de sono a longo prazo. Você pode combater a falta de magnésio em sua dieta com alimentos integrais, como quinoa, cevada, bulgur, pães integrais e massas, aveia integral e arroz integral. Nozes como noz-pecã, nozes e amêndoas e sementes como abóbora, girassol, gergelim e linho também contêm magnésio. Além disso, essas mesmas nozes contêm triptofano, que pode melhorar a depressão e promover o relaxamento.
Lentilhas e vegetais de folhas verdes
Porque a deficiência de ácido fólico tem sido associada à insônia, comendo alimentos ricos em folato, como como lentilhas, pode melhorar o sono. Lentilhas são mais apreciadas em sopas ou saladas frias. Couve-flor, beterraba, salsa e aspargos também são boas fontes de folato. Vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve, alface e couve, também são ricos em folato, assim como cálcio e magnésio, dois outros nutrientes potentes para o sono. Uma dieta rica em folato também pode ajudar a combater a síndrome da fadiga crônica.
Brócolis e ovos
Junto com produtos lácteos e verduras, o brócolis é uma excelente fonte de cálcio. Segundo o site Nutrition411, um estudo publicado no "European Neurology Journal" concluiu que a deficiência de cálcio pode causar distúrbios do sono. No estudo, uma vez que os níveis de cálcio estavam normais, os distúrbios do sono diminuíram. Deficiências de vitamina A também podem causar problemas de sono, especialmente em adultos mais velhos e aqueles que sofrem de doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esquizofrenia e depressão. Os ovos são ricos em vitamina A, mas certifique-se de comer o ovo inteiro, pois a gema contém 100% da vitamina A encontrada em um ovo.