Uma variedade de fatores nutricionais pode causar cãibras nas pernas, incluindo problemas de hidratação, deficiências de vitaminas ou minerais ou desequilíbrio eletrolítico. Desde que as cãibras não sejam causadas por uma condição médica subjacente, como esclerose múltipla ou lesão neurológica, essas questões são relativamente simples de resolver, fazendo ajustes em sua dieta.
Certifique-se de que você está hidratado -
Desidratação ou ter uma quantidade insuficiente de água no corpo é uma causa comum de cãibras nas pernas. De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, a desidratação é provável que ocorra se você se exercitar em clima quente, pois você perde muita água para a transpiração. Essa perda de água também leva consigo sais e minerais vitais, também conhecidos como eletrólitos, incluindo potássio, magnésio e cálcio, que regulam a atividade das fibras musculares. Certifique-se sempre ter água na mão quando você está exercendo para ajudar a minimizar o risco de cãibras.
Deficiência de cálcio
O cálcio é um regulador importante na atividade das fibras musculares. A deficiência de cálcio tem inúmeras causas, como uma dieta muito rica em proteínas ou vitaminas A, C e complexo B. Alguns problemas médicos, como problemas renais ou doença celíaca podem fazer com que você precise de mais cálcio na dieta. Há uma grande variedade de alimentos ricos em cálcio que você pode adicionar à sua dieta para aumentar sua ingestão: couve, sardinha, ricota de leite desnatado, leite desnatado e iogurte, leite de amêndoa e sucos de frutas fortificados têm quantidades significativas de cálcio por porção.
Magnésio Matéria
A deficiência de magnésio no corpo acontece frequentemente em conjunto com uma deficiência de cálcio. A falta de magnésio tende a ocorrer quando você ingere muitos produtos de grãos refinados com o germe nutritivo removido, ou você não inclui vegetais, carne ou nozes suficientes em sua dieta. Nozes que são ricos em magnésio incluem amêndoas, castanhas e amendoim, enquanto leguminosas, como feijão preto, edamame e feijão são também boas fontes. Espinafre cozido, abacate, batata, brócolis e cenoura todos têm quantidades úteis, assim como o salmão, alabote e peito de frango. Possível problema de potássio - Comer uma quantidade suficiente de potássio facilita a função nervosa normal e controle muscular. De acordo com um relatório da Colorado State University, muitos adultos não comem quantidades suficientes de potássio. Se você é atlético e regularmente envolvido em longas sessões de treinamento, você deve aumentar sua ingestão diária de potássio, sugere o relatório. Boas fontes nutricionais de potássio são leite desnatado, iogurte, damasco, banana, melão e suco de laranja. Outros alimentos ricos em potássio incluem frango, peixe, nozes, vegetais de folhas verdes, tomates, batatas e cenouras.