Vitaminas do complexo B As vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento de vários processos metabólicos no corpo e para a formação de glóbulos vermelhos. De acordo com o Internet Journal of Nutrition and Wellness, a deficiência de vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B-1 e B-2, pode causar edema e inchaço. A deficiência de vitaminas do complexo B pode ser evitada pela ingestão de alimentos como carne, peixe, ovos, aves e laticínios ricos em vitaminas do complexo B. Suplementos de vitaminas do complexo B também podem ser comprados na maioria das farmácias sem receita médica e podem ser bem tolerados pela maioria dos indivíduos com efeitos colaterais mínimos.
Vitamina C
A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água encontrado em frutas cítricas, bagas, melões, tomates e vegetais de folhas verdes. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda 500 a 1.000 mg de vitamina C por dia para tratar o edema, devido à sua capacidade de neutralizar os radicais livres nocivos formados no corpo, como resultado de vários processos metabólicos. Além da dieta, a vitamina C também pode ser obtida a partir de suplementos sintéticos. No entanto, é importante seguir cuidadosamente as instruções de dosagem, pois uma overdose pode levar a problemas estomacais e diarreia.
Vitamina D
A vitamina D também é conhecida como a “vitamina do sol” porque o corpo humano pode produzir quantidades da vitamina quando expostas à luz solar. A vitamina D também pode ser obtida a partir de produtos lácteos, peixe e ostras. Indivíduos com deficiência de vitamina D podem tomar suplementos sintéticos, mas é melhor conversar com o médico antes de tomá-los, pois o uso crônico de altas doses de vitamina D pode levar a cálculos renais, vômitos e dores musculares. Além de manter ossos saudáveis, um estudo publicado no "Jornal da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental" em abril de 2009 afirma que a vitamina D pode ser usada em combinação com a terapia de progesterona para tratar o edema associado à lesão cerebral. E
A vitamina E é outra vitamina lipossolúvel com propriedades antioxidantes e é encontrada no germe de trigo, azeitonas, nozes e milho, juntamente com suplementos sintéticos. Vários estudos em animais, como o publicado na edição de novembro-dezembro de 2002 do European Journal of Ophthalmology, afirmam que a vitamina E pode ter um efeito protetor sobre o edema retiniano que pode ocorrer durante a lesão ocular. No entanto, é importante consultar um médico antes de tomar altas doses de suplementos de vitamina E, pois seu uso crônico pode aumentar o risco de morte.