casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Vitaminas A e D podem causar fezes soltas?

Seu trato digestivo entra em contato com vários compostos por dia: produtos residuais bacterianos resultantes da digestão, os compostos benéficos de seus alimentos e os componentes de quaisquer suplementos ou medicações orais que você ingere. A superexposição a certos compostos, como vitaminas específicas, pode afetar sua saúde digestiva. Tanto a vitamina A quanto a vitamina D podem causar fezes moles, em alguns casos.

Toxicidade da vitamina e problemas digestivos

As vitaminas A e D podem causar fezes soltas quando consumidas em altas doses. Questões digestivas podem ocorrer após uma dose única alta de vitamina ou devido ao consumo excessivo modesto ou moderado durante um longo período de tempo. Além de fezes soltas, você pode sentir náuseas e vômitos. Alternativamente, essas vitaminas podem, ocasionalmente, retardar seu trato digestivo, causando constipação. Se você tiver problemas digestivos ao tomar suplementos contendo vitaminas A ou D, interrompa o uso do suplemento imediatamente.

Possíveis efeitos da diarréia grave

Se tiver fezes moles graves ou de longo prazo como resultado do consumo de vitaminas, a diarréia crônica pode levar a outras reações adversas. Um efeito colateral primário da diarréia é a desidratação. Normalmente, as paredes do cólon podem absorver água das fezes antes da excreção, ajudando a reter o líquido. Se você sofre de fezes soltas, seu corpo experimenta perda significativa de líquidos. Além disso, a diarréia pode causar irritação, coceira e desconforto. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda que você consuma soluções eletrolíticas, disponíveis ao balcão, para ajudar a compensar a perda de líquidos devido a diarréia grave.

Outros efeitos tóxicos das vitaminas A e D

Além de seus efeitos no seu sistema digestivo, as vitaminas A e D podem prejudicar outros tecidos em todo o corpo. Doses tóxicas de vitamina D levam a hipercalcemia, ou uma concentração muito alta de íons de cálcio na corrente sanguínea. Isso pode levar à perda óssea e à calcificação do tecido mole, à medida que o cálcio se move do tecido ósseo mineralizado para outros órgãos. Além disso, a toxicidade da vitamina A pode danificar o fígado, aumentar a pressão intracraniana e levar à descamação da pele.

Evitar a toxicidade da vitamina A e D

Você pode evitar fezes soltas e outros efeitos colaterais prejudiciais se tomar suplementos contendo vitaminas A e D na dosagem recomendada pelo seu médico. Tomar suplementos em doses mais altas do que as recomendadas pelo fabricante, combinar suplementos vitamínicos ou tomar vitaminas mega-doses pode causar toxicidade prejudicial à vitamina. Em geral, os homens adultos devem consumir um total de 3.000 unidades internacionais de vitamina A e 600 a 800 UI de vitamina D diariamente, enquanto as mulheres necessitam de 2.300 UI de vitamina A e entre 600 e 800 UI de vitamina D para uma boa saúde, recomenda o Linus. Pauling Institute na Oregon State University.