A clorela é um tipo de alga verde-azulada que é freqüentemente usada em suplementos para fornecer nutrientes. Algumas pessoas acreditam que também pode prevenir o câncer e remover substâncias potencialmente nocivas do corpo. Evidências preliminares sugerem que tomar chlorella durante a gravidez pode ajudar a prevenir alguns problemas de saúde, como anemia e edema, mas mais pesquisas precisam ser feitas sobre a eficácia e segurança desses suplementos. Não tome chlorella sem primeiro consultar o seu médico, especialmente se estiver grávida.
O que é Chlorella?
As mulheres grávidas podem tomar suplementos de chlorella como uma forma de melhorar a saúde e o bem-estar geral. Chlorella contém grandes quantidades de clorofila. De acordo com uma revisão de 2001 publicada em "Alternative Therapies", cada quilo de chlorella contém 28,9 gramas de clorofila. Chlorella também contém proteínas com todos os aminoácidos que ocorrem naturalmente, e também contém quantidades significativas de vitaminas A e C, bem como ácido fólico, vitamina B-12, cálcio, zinco, ferro e outras vitaminas e minerais.> Efeitos da gravidez
As mulheres grávidas têm um risco aumentado de desenvolver vários problemas de saúde, incluindo anemia, proteína na urina e acúmulo de líquido no corpo, também conhecido como edema. Os nutrientes presentes na chlorella podem ajudar a prevenir alguns desses problemas. Um artigo de 2009 da revista "Plant Foods for Human Nutrition" descobriu que as mulheres grávidas que consumiam suplementos de chlorella eram menos propensas a sofrer de anemia, edema e proteína na urina.
Chlorella e Dioxinas
Chlorella também pode ser capaz de proteger seu bebê contra substâncias químicas perigosas conhecidas como dioxinas. As dioxinas são toxinas que estão presentes no meio ambiente e se acumulam na cadeia alimentar, acabando por se acumular no corpo humano. Um estudo de 2007 no "Journal of Medicinal Food" descobriu que dar chlorella a mulheres grávidas reduziu os níveis de dioxina no leite materno após a gravidez, sugerindo que este suplemento pode ajudar a melhorar a saúde do bebê.
Considerações
Embora não haja evidência de que a chlorella seja perigosa para consumo humano, a segurança deste suplemento não foi testada adequadamente. Você deve ter um cuidado especial com os suplementos que toma enquanto está grávida, porque seu corpo está sob muito estresse durante a gravidez e os suplementos podem prejudicar tanto você quanto seu bebê. Fale com o seu médico antes de tomar suplementos de chlorella.