O suplemento dietético 5-Hour Energy afirma aumentar sua energia por várias horas sem açúcar e com pouca cafeína. Embora isso possa parecer tentador para as mulheres que estão amamentando, o efeito do suplemento sobre bebês jovens não é conhecido. 5 horas de energia não é recomendado para mães que amamentam, apesar do fato de que ele é embalado com vitaminas B.
O que há em 5 horas de energia?
5 horas de energia é comercializado como uma bebida energética, mas Na verdade, é um suplemento dietético. Contém folato e niacina, ambos são vitaminas B, assim como B6 e B12. Essas vitaminas do complexo B dão um pontapé; um frasco contém 20 vezes sua necessidade diária de B6 e 83 vezes sua necessidade diária de B12. Além disso, também contém uma "mistura de energia", incluindo a cafeína como um dos seus ingredientes. A quantidade exata que a fórmula original contém não está clara, mas o site da 5-Hour Energy relata que ela é semelhante à de uma xícara de café.
Seguro para a amamentação?
Energia de 5 horas não é recomendada para mulheres que amamentam, e diz isso em letras laranja-claro no site. Embora a mãe provavelmente possa lidar com o que o suplemento tem a oferecer, é difícil determinar quanto dessas vitaminas extras são passadas para o leite materno e exatamente que efeito elas teriam em um bebê. Per Kelly Bonyata, consultora em aleitamento materno e fundadora do popular site de aleitamento materno Kellymom.com, as vitaminas do complexo B são solúveis em água e provavelmente alcançam o leite materno em certa quantidade. Em outras palavras, qualquer extra é simplesmente passado do sistema da mãe através da urina, em oposição ao leite materno. No entanto, é indeterminado qual é esse valor.
O que pode acontecer?
O limite superior de um suplemento é o valor máximo que você deve ter em um determinado dia. Por Bonyata, o limite superior de vitamina B6 para mulheres que amamentam é de 25 mg. 5 horas de energia contém 40 mg. A principal preocupação das mulheres que amamentam em grandes quantidades é a diminuição da oferta de leite. Embora não seja perigoso, o baixo suprimento de leite pode causar problemas com a amamentação e pode exigir uma mãe que amamenta para complementar com a fórmula. Quando administrado diretamente a bebês, muito B12 pode ter um efeito sedativo. Bonyata relata, no entanto, que isso se refere apenas à suplementação direta, e o efeito provavelmente não é tão forte quando passado pelo leite materno. Na verdade, há pouca pesquisa científica sobre os efeitos de exceder a dose diária máxima de vitaminas do complexo B. Porque os resultados são desconhecidos, isso não é recomendado.
Alternativas
Embora possa parecer atraente para uma mãe com privação de sono, 5 horas de energia não é o caminho a percorrer para amamentar as mães. Se você estiver interessado em aumentar sua ingestão de vitamina B usando suplementos, fale com seu médico. Caso contrário, siga os métodos testados e comprovados para combater a fadiga: durma bastante à noite, durma quando o bebê dorme durante o dia, beba bastante líquido e coma alimentos nutritivos. Também pode ajudar a saber que a privação de sono para mães que amamentam é apenas temporária.