Vitamina D e cálcio são necessários para ossos e dentes saudáveis, assim como muitas outras funções em seu corpo. Suplementar a ingestão de alimentos de vitamina D e cálcio com suplementos dietéticos é comum para evitar deficiências. Embora esses suplementos sejam geralmente seguros, você pode ter alguns efeitos colaterais quando tomado. Como sempre, converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento dietético.
Distúrbios Gastrointestinais
Tanto suplementos de vitamina D como de cálcio podem causar problemas digestivos. Você pode sentir náuseas, inchaço, gases e constipação ao tomar estes suplementos. Espalhar as doses ao longo do dia e tomar com as refeições pode ajudar a reduzir os sintomas. Se os sintomas não desaparecerem depois de fazer essas alterações, experimente outra marca e converse com seu médico.
Interações com nutrientes
Tomar doses mais altas de certos nutrientes pode interferir na maneira como seu corpo absorve outras vitaminas e minerais. Por exemplo, de acordo com o MedlinePlus, a vitamina D pode aumentar a absorção de alumínio e magnésio. O Escritório de Suplementos Dietéticos do National Institutes of Health relata que o cálcio pode interferir na absorção de ferro e zinco.
Interações medicamentosas
O cálcio e a vitamina D podem interagir com medicamentos, então fale com seu farmacêutico ou profissional de saúde antes de adicionar a suplementação dietética. Por exemplo, o cálcio pode reduzir a absorção de alguns antibióticos, medicamentos prescritos para osteoporose, anticonvulsivantes e medicamentos para a tireóide. A vitamina D pode interferir com a absorção de colesterol e medicamentos para o coração, antiácidos e medicamentos que são alterados e discriminados pelo fígado.
Efeitos do consumo excessivo
Embora seja importante obter vitaminas e minerais no seu corpo necessidades, é possível levar muito. O Escritório de Suplementos Dietéticos relata que, para adultos saudáveis, tomar mais de 4000 UI de vitamina D por dia pode ser prejudicial, causando náuseas, vômitos, confusão e sérios problemas cardíacos. O limite superior seguro para o cálcio é de 2500 mg para adultos entre 19 e 50 anos e 2000 mg para adultos com 51 anos ou mais. Excesso de cálcio pode levar a constipação e possivelmente pedras nos rins.