As vitaminas e os minerais podem parecer inofensivos quando tomados em forma de pílula. Estes são classificados pela Food and Drug Administration dos EUA como suplementos dietéticos. No entanto, tomar megadoses de suplementos vitamínicos e minerais geralmente não é necessário se você estiver com boa saúde. Em alguns casos, isso pode causar efeitos nocivos e comprometer a sua saúde.
De acordo com a Harvard Medical School, mais da metade dos americanos tomam suplementos vitamínicos e minerais. No entanto, há muito pouca pesquisa que mostra que eles são benéficos para a sua saúde, mesmo quando tomados em doses regulares. As únicas exceções à regra podem ser suplementos de óleo de peixe e vitamina D, diz Harvard. Se sua dieta inclui uma abundância de vegetais, frutas, nozes, alimentos integrais e peixes, você provavelmente está recebendo seus nutrientes essenciais. Algumas pessoas podem optar por tomar um multivitamínico como um substituto; no entanto, tomar grandes doses de uma vitamina ou mineral pode levar a efeitos colaterais adversos e consequências para a saúde. De acordo com a Baylor College of Medicine, as vitaminas solúveis em água geralmente não são problemáticas quando tomadas em grandes quantidades. doses, como estes são liberados do corpo através dos rins. No entanto, as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K podem ser problemáticas. Demasiada vitamina A, ou beta-caroteno, está associada a um aumento do risco de certos tipos de câncer e outros problemas de saúde em pessoas que fumam ou que estão expostos ao amianto. A deficiência de vitamina D pode causar uma condição chamada hipercalcemia, na qual muito cálcio é liberado no sangue, de acordo com MayoClinic.com. Náuseas e vômitos, constipação, fraqueza e confusão são alguns sintomas associados à toxicidade da vitamina D. Quando ingerida em grandes quantidades, a vitamina E está associada a derrame e morte prematura. As vitaminas solúveis em água, como a vitamina C, podem não ser tão perigosas. No entanto, tirar megadoses não é benéfico. Um relatório da National Public Radio de fevereiro de 2006 descreveu a ingestão de grandes quantidades de vitamina C para resfriados como um dos "maiores hoaxes já jogados no público americano".
Minerais -
Tomar megadoses de minerais também pode causar efeitos nocivos . O Dr. Herb Denenberg, professor da Wharton School e do Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências membro, indica que grandes doses de ferro estão ligadas a danos nos órgãos causados por uma doença hereditária comum chamada hemachromatosis, bem como comprometimento da saúde cardíaca e neurológica. . Megadoses de zinco podem resultar em deficiência de ferro, gastrite e alterações no colesterol no sangue, e o excesso de potássio pode causar insuficiência cardíaca e até mesmo ser fatal. Grandes doses de magnésio podem ter o mesmo efeito que tomar um laxante.
Escolher suplementos
De acordo com Denenberg, tomar um multivitamínico pode servir como sua "apólice de seguro" nutricional. Certas populações, como mulheres grávidas e idosos, também podem se beneficiar de suplementos dietéticos. No entanto, evite megadoses de qualquer vitamina ou mineral. MayoClinic.com indica que você deve passar por cima daqueles que lhe dão 500 por cento do seu valor diário por uma vitamina ou mineral e 20 por cento do seu DV por outro. Procure por um suplemento que não ofereça mais de 100% do seu DV para vitaminas e minerais, com exceção do cálcio. Se o seu suplemento continha 100% do seu DV para este mineral, seria muito grande para engolir.