O gluconato de manganês é um elemento nutricional que combina o mineral manganês com o ácido glutâmico. O gluconato de manganês tem sido usado como aditivo alimentar por sua cor e textura, além de ser um suplemento nutricional por seus potenciais benefícios à saúde. No entanto, devido à sua alta toxicidade, deve-se ter cautela para garantir que você não tome uma dose excessiva de gluconato de manganês. O gluconato de manganês é encontrado em quantidades mínimas em muitas plantas e pode ser encontrado em seu corpo, principalmente nos tecidos dos ossos e dos órgãos moles.
O gluconato de manganês é usado às vezes como um aditivo alimentar para sua textura e coloração rosa claro. Como aditivo alimentar, o gluconato de manganês aumenta a saciedade e a textura dos alimentos processados relacionados à sensação da boca. No entanto, nos últimos anos, o gluconato de manganês tem sido usado cada vez menos como aditivo alimentar devido à sua alta toxicidade. Muitos fabricantes de alimentos abandonaram o uso do gluconato de manganês em favor de outros compostos químicos que proporcionam efeitos semelhantes com menor toxicidade.
Benefícios nutricionais
De acordo com o livro "Nutrição para a saúde, a boa forma física e o esporte", manganês O gluconato ajuda a suportar muitas funções essenciais do seu corpo e tem sido usado para melhorar a saúde óssea e tratar os sintomas da osteoporose e da osteoartrite. O gluconato de manganês também ajuda na formação de tecido conjuntivo, como colágeno, ligamentos, tendões e fáscia. Outros benefícios potenciais do gluconato de manganês incluem a promoção de fatores de coagulação do sangue, a produção de hormônios sexuais e a regulação do açúcar no sangue. O gluconato de manganês também pode promover o metabolismo de gorduras e carboidratos como energia, fornecendo um possível efeito ergogênico.
Toxicidade
De acordo com a Food and Drug Administration, o gluconato de manganês é geralmente reconhecido como seguro, ou GRAS. No entanto, altas quantidades de ingestão de gluconato de manganês, acima de 15 mg por dia, podem causar sérios riscos à saúde. A toxicidade do gluconato de manganês pode causar um desequilíbrio químico no cérebro, aumentando o risco de desenvolver ansiedade, depressão, nervosismo, psicose e mania. Outros efeitos colaterais mais comuns incluem desconforto gastrointestinal, como dores de estômago, náuseas, diarréia e vômitos. Outras considerações O gluconato de manganês pode interferir na absorção de outros minerais no trato gastrintestinal superior, especialmente o ferro. e cálcio. O gluconato de manganês que consome oralmente pode reduzir a capacidade do organismo de metabolizar adequadamente o ferro e o cálcio, aumentando o risco de deficiência desses dois minerais essenciais. A ingestão de gluconato de manganês várias horas à parte de ferro e cálcio pode reduzir o risco de má absorção, no entanto, se sofrer de anemia ou de glóbulos vermelhos baixos e tomar suplementos de ferro como parte do tratamento, não deve suplementar com gluconato de manganês. de todo.
, , ] ]