A vitamina B-6, também conhecida como piridoxina, é uma vitamina solúvel em água que tem muitas funções. Idealmente, você deve obter toda a vitamina B-6 que você precisa da sua dieta. Se isso não for possível, você pode precisar de um suplemento vitamínico. Antes de começar a tomar um suplemento, no entanto, converse com seu médico.
A vitamina B-6 é fundamental no processamento de aminoácidos e na produção de serotonina, melatonina e dopamina. Auxilia na função imunológica, no metabolismo dos glóbulos vermelhos e na regulação dos processos mentais. E junto com várias enzimas, minerais e outras vitaminas, trabalha para diminuir os níveis de homocisteína para ajudar a prevenir doenças cardíacas, derrame e doença de Alzheimer.
Deficiência
Se você não ingerir quantidade suficiente de vitamina B-6 sua dieta ou suplementos, você provavelmente irá desenvolver uma deficiência. A vitamina B-6 está envolvida no metabolismo das proteínas e glóbulos vermelhos. A falta de glóbulos vermelhos pode reduzir os níveis de oxigênio em seu corpo, fazendo com que você se sinta cansado. A vitamina B-6 também ajuda a manter o sistema nervoso e o sistema imunológico funcionando corretamente. Sem a quantidade adequada de vitamina B-6, o sistema imunológico pode ser suprimido, fazendo com que você fique doente.
Ingestão Diária Recomendada A ingestão diária recomendada de vitamina B-6 é de 1,3 mg para adultos entre 19 e 50 anos , 1,7 mg para homens acima de 51 e 1,5 mg para mulheres acima de 51 anos. Você pode obter esse valor seguindo uma dieta saudável. Alimentos como carne, peixe, aves, leguminosas, soja, batata e banana contêm vitamina B-6. Uma porção de cereais fortificados tem 2 mg - mais de 100% da dose diária recomendada. Uma batata média fornece 35% da ingestão diária recomendada e uma banana média fornece 34%. Ainda assim, de acordo com uma Harvard Health Publications, a maioria das pessoas não recebe o suficiente desse nutriente.
Preocupações
Antes de tratar uma deficiência você mesmo, pergunte ao seu médico se tomar um suplemento multivitamínico ou B-6 é ideal para você. Certifique-se de que ela saiba de todos os medicamentos que você está tomando, pois as vitaminas às vezes interagem com medicamentos. Não tome mais do que a dose diária recomendada. Tomar mais pode causar danos permanentes nos nervos. Embora a dose exata na qual ocorre dano nervoso não seja conhecida, o Escritório de Suplementos Dietéticos diz que pode desenvolver com doses inferiores a 500 mg por dia e acima do limite superior tolerável de 100 mg por dia.