Os cientistas têm debatido os benefícios potenciais de tomar vitamina C para o resfriado comum desde a década de 1940. Embora os resultados da pesquisa sejam conflitantes, uma coisa é clara: tomar vitamina C em qualquer quantidade não cura imediatamente o resfriado. Na melhor das hipóteses, isso pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas, o número de resfriados ou a duração do resfriado.
Freqüência de resfriados
Uma meta-análise publicada on-line na The Cochrane Library em 2013 descobriu que tomar vitamina C regularmente não diminui a probabilidade de resfriados na população em geral. Aqueles que se exercitaram em condições extremas, como esquiadores, soldados em condições subárticas e corredores de maratona, no entanto, tiveram uma diminuição no número de resfriados que experimentaram de aproximadamente 50% com o uso de vitamina C. - Duração dos resfriados
Severidade de resfriados
Uma combinação de 1.000 miligramas de vitamina C e 10 miligramas de zinco ajudou pessoas com resfriados a reduzir seus sintomas durante cinco dias de tratamento, em comparação com um placebo, segundo um estudo publicado no "Journal of International Medical Research" em fevereiro de 2012. Este benefício pode ser devido ao zinco, no entanto, como um estudo publicado no "European Journal of Clinical Nutrition" em agosto de 2005 descobriu que tomar 500 miligramas de vitamina C por dia não diminuiu a gravidade dos resfriados ou sua duração, embora tenha melhorado a probabilidade de ter menos de três resfriados em cinco anos.
Limitando os efeitos adversos
Os resfriados podem piorar a asma ao tornar os pulmões temporários y mais sensível à histamina. Tomar vitamina C pode ajudar a reduzir os ataques de asma induzidos pelo resfriado comum, em parte pela redução da sensibilidade dos pulmões à histamina, de acordo com um artigo publicado em "Allergy, Asthma &Clinical Immunology" em 2013. Os participantes dos estudos revisaram levou 1 grama para 5 gramas de vitamina C por dia.