Tomar um multivitamínico diariamente pode ser uma maneira fácil de garantir que você esteja ingerindo o suficiente das vitaminas e minerais necessários para se manter saudável. Embora um multivitamínico não compense uma dieta pobre, ele pode servir como um seguro adicional para momentos em que sua dieta não é perfeitamente equilibrada. Ao escolher um multivitamínico, há algumas coisas que você deve procurar.
Saldo de nutrientes
Um multivitamínico geralmente fornece uma mistura de diferentes vitaminas e minerais em um comprimido, mas não há um requisito padrão para quais nutrientes ou quanto de cada um multivitamínico deve incluir. Procure um que tenha vitaminas A, C, D, E, K e as vitaminas B (ácido fólico, tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, biotina, niacina, B-6 e B-12), bem como minerais como o cálcio, ferro, zinco e magnésio. O National Institutes of Health recomenda a escolha de um multivitamínico que forneça 100% do valor diário da maioria das vitaminas e minerais, mas não significativamente mais, para evitar qualquer risco de toxicidade. Observe que algumas multivitaminas fornecem o DV em uma pílula, e algumas exigem a ingestão de alguns comprimidos, por isso sempre leia os rótulos das instruções de dosagem. Segurança e pureza O Food and Drug Administration (FDA) dos EUA tem diretrizes para garantir multivitaminas os suplementos atendem a certos padrões de qualidade com relação à identidade, pureza, força e composição. Existem também vários laboratórios independentes que verificarão a qualidade dos multivitamínicos por uma taxa, mas seus programas de certificação são voluntários. A falta de um selo de aprovação de terceiros não significa necessariamente que o fabricante produziu um suplemento inferior.
Considere Custo
Pode haver grandes variações nos preços dos suplementos, dependendo da marca, fabricante e qualquer teste de terceiros. Porque o FDA regula suplementos vitamínicos, no entanto, quaisquer variações na qualidade ou potência devem ser leves. Em um recente artigo do "New York Times", o laboratório de testes do ConsumerLab.com descobriu que muitas lojas de grande porte e de clubes de associação tinham suplementos vitamínicos de qualidade semelhante aos produtos de marca, mas a uma fração de preço. Outra consideração importante é levar apenas o que você precisa. Não só são desnecessárias doses extras da maioria das multivitaminas, mas elas podem ser caras e até mesmo prejudiciais.
Um médico multivitamínico é geralmente considerado seguro para a maioria dos adultos saudáveis, mas algumas pessoas precisam de quantidades diferentes de nutrientes dependendo da idade, sexo e certas condições médicas. Por exemplo, enquanto mulheres mais jovens precisam de mais ferro, homens e mulheres na pós-menopausa devem procurar multivitaminas sem ferro, de acordo com o Instituto Linus Pauling. O Instituto também recomenda a escolha de polivitamínicos com mais de 2.500 UI de vitamina A e não mais de 2.500 UI de betacaroteno, que é convertido em vitamina A pelo organismo. As mulheres em idade fértil devem obter ácido fólico adicional. O cálcio precisa de aumento para as mulheres após a menopausa e as que tomam medicamentos devem ter o cuidado de não tomar nenhuma vitamina K adicional. É sempre melhor discutir qualquer polivitamínico ou suplementos com o seu médico para garantir que você está recebendo os nutrientes de que precisa.