Como alternativa chamada niacina, niacinamida, nicotinamida e ácido nicotínico, a vitamina B3 pertence ao grupo dos micronutrientes solúveis em água conhecidos como vitaminas B ou vitaminas do complexo B. Esses nutrientes se dissolvem na água, o que os torna fáceis de lavar ou destruir enquanto você prepara ou armazena alimentos que os contêm. Como o corpo não armazena niacina e outras vitaminas do complexo B, você deve reabastecer o suprimento todos os dias consumindo alimentos que os fornecem. Certificar-se de que você obtém bastante vitamina B3 é importante, porque tem muitos benefícios para a saúde.
Características da vitamina B3
A vitamina B3 consiste dos compostos niacina e niacinamida. Encontrado em alimentos como laticínios, peixes, verduras, grãos e carne, muitas vezes coexiste em alimentos que contêm outras vitaminas do complexo B, como ácido fólico, ácido pantotênico, riboflavina e tiamina. O corpo humano também pode produzir vitamina B3 a partir do aminoácido chamado triptofano, e quantidades excessivas saem do seu corpo através da urina quando você não usa tudo isso.
Prevenindo a Deficiência de Niacina
Administração de medicamentos aprovou niacina e niacinamida para a prevenção e tratamento de condições médicas resultantes de uma deficiência de niacina. Essas condições incluem o distúrbio nutricional chamado pelagra, que pode causar sintomas que variam de demência e depressão a diarréia e pele irritada. De fato, o aumento na fortificação de alimentos com adição de niacina contribuiu significativamente para a diminuição do número de casos de pelagra desde o início de 1900, explica o Instituto Nacional de Saúde. Niacina ajuda a combater o colesterol elevado Niacina sozinha - - mas não a niacinamida - também ajuda as pessoas com colesterol alto a reduzir o nível de colesterol de baixa densidade e a aumentar o nível de colesterol benéfico de alta densidade. Para alcançar este efeito, no entanto, você deve tomar doses mais elevadas de niacina do que as contidas em vitaminas padrão vendidas em muitos pontos de venda. Embora as vitaminas padrão geralmente contenham até 250 mg de niacina por dose, a quantidade mínima necessária para melhorar os níveis de colesterol é de pelo menos 500 mg, afirma o Instituto Nacional de Saúde. Outros benefícios potenciais - Tomar vitamina B3 pode ajudar algumas pessoas a evitar numerosas outras condições médicas, incluindo a doença de Alzheimer, diabetes tipo 1 e tipo 2, catarata, diarreia devido à cólera, osteoartrite e artérias endurecidas e aterosclerose. Evidências indicam que a vitamina B3 também pode ajudar alguns homens a diminuir suas chances de sofrer um segundo ataque cardíaco se tiverem problemas com a circulação ou o coração, especialmente quando o regime de drogas inclui outros medicamentos que reduzem o colesterol. No entanto, independentemente do problema que você tomar vitamina B3, tenha cuidado para não consumir muito. A niacina em excesso pode causar sérios efeitos colaterais, como erupções cutâneas, úlceras pépticas e danos no fígado. Portanto, sempre consulte um especialista em saúde antes de tomar o nutriente para qualquer finalidade.