A vitamina B-3, ou niacina, é um nutriente que você pode obter de sua dieta comendo pão, cereais fortificados, legumes, sementes, salmão, carne ou frango. Adicionar um suplemento de niacina à sua dieta pode aumentar ainda mais a saúde do seu coração, os níveis de energia e as funções neurológicas. Mas tenha cuidado para não levar muito. Embora seu corpo não armazene esta vitamina solúvel em água, a niacina pode ser perigosa em altas doses.
Proteção do Coração
A niacina protege o coração, regulando os níveis de colesterol no sangue. A vitamina ajuda a converter pequenas moléculas de lipoproteínas de baixa densidade em partículas maiores que são mais fáceis para o seu corpo processar. Ele vai um passo além e ajuda a diminuir seus triglicerídeos também. A niacina também demonstrou elevar a lipoproteína de alta densidade - o colesterol “bom” em seu corpo. Em última análise, as taxas de colesterol melhoradas diminuem o risco de contrair doenças cardíacas. No entanto, o seu médico terá que prescrever uma dose individualizada de niacina se os seus níveis de colesterol forem anormais. Doses sem receita podem não ser suficientes.
Produção de Combustível
Seu corpo usa a glicose dos carboidratos como sua principal fonte de energia. Gordura e proteína também são às vezes usadas como combustível, ou pelo menos armazenadas para energia reserva se a glicose não estiver disponível. Com a ajuda do resto das vitaminas B, a niacina trabalha para converter esses macronutrientes em fontes de combustível utilizáveis. Seu sistema começa a ficar com pouco combustível se você não tem niacina e vitaminas B suficientes para ajudar em todas as etapas de conversão. É por isso que você pode se sentir cansado se a sua ingestão de niacina não é adequada.
Saúde Neurológica
A niacina é um dos vários nutrientes que ajudam o funcionamento do sistema nervoso. Os trabalhos do seu sistema nervoso incluem enviar sinais de e para o seu cérebro, regular os movimentos voluntários e involuntários e manter os órgãos em funcionamento. Assim, quando você não consome regularmente niacina, essas funções podem não funcionar como deveriam. Você pode ter dores de cabeça, sentir perda de memória, sentir-se deprimido e tornar-se desorientado. O suplemento de niacina deve dar-lhe apenas o subsídio dietético recomendado, a menos que seu médico diga o contrário. Os homens precisam de 16 miligramas, enquanto as mulheres precisam de 14 miligramas por dia, de acordo com o Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina. As mulheres que estão grávidas ou amamentando precisam aumentar sua ingestão para 18 miligramas e 17 miligramas, respectivamente. Tomar mais de 35 miligramas por dia, que é o nível superior tolerável, pode levar a vermelhidão da pele, vômitos e coceira por todo o corpo. Com o tempo, altas doses podem danificar o fígado.
, , ] ]