O conteúdo significativo de nutrientes da couve-flor, combinado com seu baixo teor calórico, faz dela um alimento que é bom para você. A couve-flor não é apenas uma fonte rica da potente vitamina C antioxidante e do folato preventivo do defeito do tubo neural, mas a ingestão mais alta de vegetais crucíferos, como a couve-flor, pode diminuir o risco de câncer. Couve-flor assada com azeite e ervas frescas e servir como um prato lateral. Adicionar couve-flor à sopa ou frite, ou simplesmente sirva com hummus ou um mergulho.
Informações básicas de Nutrição
Um 1/2 xícara de couve-flor cozida tem 14 calorias, 1,1 grama de proteína, 2,6 gramas de carboidrato, 0,3 gramas de gordura e 1,4 gramas de fibra. O baixo teor calórico e teor de carboidratos de couve-flor torna um alimento adequado para ajudar a perder peso, bem como controlar o açúcar no sangue, se você tem diabetes.
Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante potente que ajuda para evitar danos causados pelos radicais livres nas células do seu corpo, prevenindo o envelhecimento prematuro. A vitamina C também é necessária para a cicatrização de feridas e manter o sistema imunológico saudável, bem como a produção de colágeno. Uma 1/2 xícara de couve-flor cozida fornece 27,5 miligramas de vitamina C ou mais de 30% da necessidade diária para adultos de 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres. A necessidade diária de vitamina C para fumantes é de 125 miligramas para homens e 110 miligramas para mulheres. Fumantes requerem vitamina C adicional para neutralizar o dano oxidativo das toxinas na fumaça do cigarro, aconselha o Instituto Linus Pauling.
Folato
Um 1/2 xícara de couve-flor cozida fornece 27 microgramas de folato, enquanto o diário requisito para homens adultos e mulheres não grávidas é de 400 microgramas. As mulheres grávidas necessitam de 600 microgramas de folato diariamente para reduzir o risco de defeitos do tubo neural no feto. O folato também está envolvido na fabricação de DNA, o material genético das células do seu corpo, e pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer.
Indole-3-carbinol
Indole-3-carbinol é um fitoquímico, ou produto químico que ocorre naturalmente em plantas, encontrado em vegetais da família da couve, incluindo couve-flor, couve, brócolis e couve, entre outros. A pesquisa concentrou-se no potencial do indol-3-carbinol para aumentar a quebra do estrogênio em uma forma menos potente, o que pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Além disso, ingestões mais altas de vegetais crucíferos estão associadas com menor risco para alguns tipos de câncer, embora ainda não esteja claro se essa redução de risco é devida ao indol-3-carbinol ou a outros nutrientes em vegetais crucíferos.