A niacina, ou vitamina B3, é um nutriente essencial que deve ser fornecido em sua dieta. Os benefícios para a saúde da niacina derivam principalmente do seu uso na produção de uma coenzima chamada nicotinamida adenina dinucleotídeo, ou NAD. A molécula NAD é necessária para várias centenas de reações químicas no metabolismo. Farmacológicas, as drogas-como doses de niacina podem ligar-se diretamente à proteína nos tecidos do corpo e foram investigados para outros possíveis benefícios para a saúde.
Um dos benefícios mais importantes da niacina
Um dos mais importantes benefícios para a saúde da niacina, e NAD, é o seu papel na produção de energia a partir de carboidratos e triglicerídeos da dieta. Uma forma de fósforo contendo NAD é necessária para produzir colesterol, ácidos graxos e o material genético necessário para construir células e tecidos saudáveis. A niacina grave e a deficiência de NAD causam uma doença chamada pelagra. Não tratada, pelagra pode levar à morte.
Outro benefício potencial
O uso de niacina como uma droga em doses muito grandes tem sido estudado para o tratamento de doenças cardiovasculares. Uma análise recente de estudos clínicos foi publicada na edição de 29 de janeiro de 2013 do “Journal of American College of Cardiology”. A terapia com niacina reduziu a incidência de ataque cardíaco, mas não diminuiu o risco de acidente vascular cerebral.
Niacina Segurança
O Instituto de Medicina estabeleceu uma dieta recomendada para a niacina de 14 a 16 mg /dia para adultos. O nível de ingestão superior de suplementos que não representam um risco para a saúde é de 35 mg /dia. Alta dose de niacina como droga deve ser tomada apenas sob supervisão médica. Possíveis efeitos colaterais de excesso de niacina incluem rubor na pele, náusea e toxicidade hepática.