A niacina, ou vitamina B3, é necessária para o funcionamento adequado de mais de 50 enzimas diferentes. É utilizado pelo corpo para desbloquear a energia nas calorias que você come. Além disso, a niacina ajuda os nervos e a função do sistema digestivo e é usada para formar hormônios sexuais e outros produtos químicos vitais. Embora altas doses de niacina tenham sido usadas para tratar certas condições, uma dose de 250 miligramas pode apresentar sérios riscos.
Fontes e recomendações diárias
A niacina está presente em muitas fontes alimentares, incluindo ovos, peixe, carne magra. carnes, nozes, leguminosas, pães lácteos e enriquecidos e cereais matinais. MedlinePlus observa que o RDA - Recommended Daily Allowance - para a niacina é de 16 miligramas por dia para homens com 14 anos ou mais e 14 miligramas por dia para mulheres com 14 anos ou mais. Uma dosagem de 250 miligramas, portanto, representa mais de 15 vezes a RDA desse nutriente. Como a niacina é uma vitamina solúvel em água, ela não é armazenada no corpo. Embora o corpo pode excretar qualquer niacina não utilizada através da urina, altas doses ainda podem ser perigosas. Como a dose de niacina aumenta, os efeitos colaterais podem se tornar mais graves. Doses de cerca de 50 miligramas podem apresentar um efeito colateral não grave, conhecido como "niacina flush". Este efeito colateral é caracterizado por uma sensação de calor e coceira ou formigamento em diferentes áreas do corpo, incluindo os braços, rosto e pescoço. De acordo com o MedlinePlus, esse fenômeno pode se tornar menos comum se você começar a tomar niacina regularmente. Para ajudar a prevenir o rubor da niacina, evite beber bebidas quentes ou álcool ao mesmo tempo que toma niacina.
Efeitos secundários elevados da dose
A niacina é frequentemente utilizada em doses elevadas, tipicamente cerca de 500 miligramas ou mais, para o tratamento de colesterol alto. Embora os produtos de alta dose de niacina estejam disponíveis em forma de prescrição, eles também podem ser comprados em formulário de venda livre. Segundo o NYU Langone Medical Center, doses entre 1 e 4 gramas - 250 vezes a RDA - foram usadas como terapia para doenças específicas. No entanto, MedlinePlus observa que altas doses de niacina podem causar danos ao fígado, úlceras pépticas, erupções cutâneas e aumento de açúcar no sangue. Portanto, a alta dose de niacina deve ser usada apenas sob a supervisão de um profissional médico.
Efeitos colaterais e alternativas Mais> Enquanto os efeitos colaterais de 250 miligramas de niacina podem variar de pessoa para pessoa, é desnecessário consumir doses tão altas, a menos que instruído por um profissional médico. Além de efeitos colaterais mais óbvios, a Universidade de Maryland Medical Center observa que consumir qualquer uma das vitaminas do complexo B por um período prolongado pode resultar em desequilíbrios em outras vitaminas do complexo B. Portanto, sua melhor aposta pode ser tomar uma vitamina do complexo B que inclua níveis seguros de cada uma das vitaminas do complexo B. Aqueles que devem evitar completamente a niacina suplementar incluem indivíduos com doença renal, doença hepática ou úlcera estomacal. Pessoas com diabetes e distúrbios da vesícula biliar devem ser monitoradas de perto pelo médico ao tomar niacina.
, , ] ]