Niacina Flush
O efeito colateral mais comum da vitamina B-3 é a chamada "niacina rubor." Pessoas que tomam doses de 50 miligramas ou mais por dia às vezes experimentam uma sensação de formigamento e queimação na área do tórax, pescoço e rosto, que é acompanhada por uma cor de pele vermelha ou ruborizada. A pele também pode ficar seca e com coceira. Tomar anti-histamínicos ou antiinflamatórios não-esteróides antes da vitamina B-3 pode reduzir os efeitos da descarga de niacina. Este efeito colateral, muitas vezes se dissipa após uma ou duas semanas de tomar a vitamina, de acordo com MedlinePlus.
Dano hepático
Extremamente altas doses de vitamina B-3, maior que 1000 miligramas por dia, podem causar danos ao fígado , relata o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Este dano ao fígado pode resultar em níveis alterados de enzimas hepáticas no sangue; "accumulation of fluid in the abdomen;", 3, [[um amarelecimento da pele e dos olhos, conhecido como icterícia; e, potencialmente, insuficiência hepática.
Gota e úlceras
Altos níveis de ácido úrico leva à formação de cristais de ácido úrico no organismo, uma condição conhecida como gota, explica MedlinePlus. Também se sabe que altas doses de vitamina B-3 causam úlceras estomacais ou pioram as úlceras estomacais existentes.
Efeitos colaterais adicionais
Efeitos colaterais leves, como dor de estômago e dor de cabeça, podem resultar de doses tão baixas quanto 50 a 100 miligramas por dia. Tontura, tontura e baixa pressão arterial também foram relatadas após essas doses mais baixas de vitamina B-3. Palpitações cardíacas e arritmia cardíaca podem ocorrer em casos raros, de acordo com o MedlinePlus. Outros efeitos colaterais raros incluem ansiedade, ataques de pânico, problemas de coagulação do sangue e diminuição da função da tireóide.