À medida que as mulheres envelhecem, aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde relacionados à dieta, como osteoporose e doenças cardíacas. Os sintomas que acompanham essas condições incluem fadiga, baixa energia e desinteresse pela atividade diária. Incorporar alimentos cheios de nutrientes, contendo vitaminas e minerais nas refeições diárias, além de tomar suplementos médicos autorizados, pode aumentar as chances de combater doenças, bem como melhorar o nível de energia e atividade. Consumir as quantidades diárias recomendadas de cada um dos 13 tipos de vitaminas promove funções corporais saudáveis e o grupo de vitamina B mantém especificamente a saúde do sistema nervoso central, que promove energia e metabolismo.
Tiamina e Riboflavina
Vitaminas B-1 e B-2, também referidos como tiamina e riboflavina, são responsáveis por manter o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, que impactam a produção de energia. A tiamina é especialmente importante para a regulação da glândula adrenal, de modo que o cérebro pode produzir a quantidade adequada de neurotransmissores, para manter a energia durante o dia. Além disso, a riboflavina aumenta o processo digestivo para também produzir energia e regular a oxigenação do sangue para os diferentes órgãos do corpo. Recomenda-se que as mulheres com mais de 19 anos tomem 1,1 mg de riboflavina e tiamina por dia. Grãos integrais fortificados, produtos lácteos e cereais contêm ambas as vitaminas ou você pode escolher um suplemento multivitamínico.
Niacina, ácido pantotênico e piridoxina
A vitamina B-3, ou niacina, é necessária para produzir energia e manter oxidação adequada do sangue. A vitamina B-5, ou ácido pantotênico, desempenha um papel na regulação dos hormônios do estresse, para que você não superproduza a norepineprina, que inicialmente causa explosões de energia seguidas de letargia. A vitamina B-6, ou piridoxina é importante para o metabolismo e converter o aminoácido triptofano em niacina, de modo que seu corpo absorve o nutriente de forma adequada, observa o Office of Dietary Supplements. A ingestão diária de niacina para mulheres com mais de 19 anos é de 14 mg, a dose de ácido pantoténico é de 5 mg e a de piridoxina é de 1,3 mg por dia. Obter essas vitaminas de comer aves, pães fortificados ou cereais e verduras, como brócolis e espinafre.
B Complex
As vitaminas B adicionais, como cobalamina, ou B-12 e folato são individualmente importantes para produzir energia, prevenir a anemia e proteger crianças não nascidas de defeitos congênitos no útero. Colina, inositol e biotina também são agrupados nas vitaminas B e servem para metabolizar os alimentos para armazenamento de energia. Comer porções diárias de alimentos fortificados, incluindo grãos integrais, aves e legumes fornece quantidades adequadas dessas vitaminas. No entanto, usando um suplemento complexo diário B que contém uma combinação de todas as vitaminas B também pode fornecer energia. A ingestão diária de vitamina B-12 para mulheres com mais de 19 anos é de 2,4 mcg e o folato é de 400 mcg. Consulte seu médico antes de usar um complexo B, para garantir a segurança de sua saúde.