As três variedades mais comuns de alface - romaine, butterhead e crisphead - fornecem quantidades variadas de vitaminas. Geralmente, quanto mais escura a alface, mais nutrientes ela contém. Alface romana pontuam alto para conteúdo vitamínico; Foods mais saudáveis do mundo endossa-lo como um alimento que é saudável para o coração, e lista-o como uma excelente fonte de certas vitaminas. A alface Butterhead, que inclui as variedades Bibb e Boston, fornece menos vitaminas, mas ainda é uma boa fonte de algumas. A alface americana, que fornece quantidades insignificantes de vitaminas, está no fim da lista.
Alface romana
Duas xícaras de alface romana são uma excelente fonte de vitamina A. Com 2912 UI, essa porção contém 58 por cento do valor diário recomendado, com base em uma dieta de 2.000 calorias. Alface romana também contém 1747mcg de beta-caroteno, que se transforma em vitamina A em seu corpo. Alimentos mais saudáveis do mundo observa que alface romana contém 26,88 mg de vitamina C, tornando-se uma boa fonte desta importante vitamina antioxidante, que trabalha com o beta-caroteno para evitar a oxidação do colesterol, ajudando a prevenir a formação de placas nas paredes das artérias. O site também credita a romaine como sendo uma fonte muito boa de folato, com 151.98mcg, e de vitaminas B1 e vitamina B2; 2 xícaras de romaine contém 0,1 mg. cada uma dessas vitaminas do complexo B. A alface romana também é rica em potássio, fornecendo 114mcg por porção de 2 chávenas.
Boston and Bibb Lettuce
A alface Buttterhead, que inclui as populares variedades Boston e Bibb, tem folhas grandes, doces e saborosas. De acordo com a Biblioteca Nacional de Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a alface Bibb contém 73mcg de folato por 100g e 3312 UI de vitamina A.
Alface-do-gelo
Alfaces de ponta-cabeça, como o iceberg, apresentam verde folhas no exterior e um interior esbranquiçado. De acordo com Ralph Ofcarcik, Ph.D., diretor de Serviços de Nutrição da Red Mountain Spa em St. George, Utah, a alface iceberg merece sua reputação como uma fonte inferior de nutrição. É o último entre todas as alfaces em vitamina A e vitamina C, bem como tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, vitamina B6 e vitamina E. De acordo com a National Agricultural Library do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 100g - ou cerca de 3 oz .-- de alface icebergue fornece 2,8mg de vitamina C, mais 0,041mg de tiamina.