Baixo em calorias e rico em vitaminas, o espinafre é um dos alimentos mais densos em nutrientes existentes. Uma xícara de vegetais verdes contém muito mais do que suas necessidades diárias de vitamina K e vitamina A, quase todo o manganês e folato que seu corpo precisa e quase 40% de sua necessidade de magnésio. É uma fonte boa, muito boa ou excelente de mais de 20 nutrientes mensuráveis diferentes, incluindo fibra dietética, cálcio e proteína. E ainda, 1 xícara tem apenas 40 calorias! O espinafre é uma excelente escolha para a nutrição sem altas calorias.
Antioxidantes que combatem o câncer é abundante em espinafre fresco
O espinafre contém mais de uma dúzia de compostos flavonóides individuais, que trabalham juntos como antioxidantes que combatem o câncer. Esses elementos neutralizam os radicais livres no organismo e, assim, ajudam a prevenir o câncer. De fato, um estudo com mulheres da Nova Inglaterra mostrou menos casos de câncer de mama entre aqueles que comiam espinafre regularmente. Extratos de espinafre reduziram o câncer de pele em animais de laboratório e também prometeram retardar o câncer de estômago.
Espinafre fresco verde melhora a saúde cardiovascular - de acordo com pesquisa compilada pela Whole Foods, o espinafre é um excelente promotor da saúde cardiovascular . As propriedades antioxidantes do espinafre (solúvel em água sob a forma de vitamina C e beta-caroteno solúvel em gordura) trabalham em conjunto para promover uma boa saúde cardiovascular, evitando a oxidação nociva do colesterol. O colesterol oxidado é um perigo para o coração e as artérias. Magnésio em espinafre trabalha em direção a níveis saudáveis de pressão arterial. Na verdade, apenas uma porção de espinafre no tamanho de uma salada vai funcionar para baixar a pressão arterial em poucas horas. Uma porção de espinafre contém 65% de sua necessidade diária de folato, e o folato converte substâncias químicas nocivas e indutoras de derrame em compostos inofensivos. O consumo de espinafre combate o câncer de próstata e ovariano
O Journal of Nutrition relata que nossos amigo de folhas, espinafre, contém um carotenóide que faz com que os cânceres de próstata se destruam. Este mesmo carotenóide, depois de ser alterado pelos intestinos, impede que o câncer de próstata se reproduza. Espinafre também contém kaempferol, um forte antioxidante que impede a formação de células cancerígenas. As mulheres que têm uma alta ingestão deste flavonóide mostram um risco reduzido de câncer de ovário, provavelmente por causa da capacidade do kaempferol de reduzir a proliferação de células cancerígenas. O kaempferol também é encontrado no chá não medicinal, cebolas, maçãs, cítricos, uvas, vinho tinto, couve, erva-de-são-joão, alho-poró, brócolis e mirtilos. O espinafre melhora a função cerebral e protege contra o envelhecimento. Ainda precisa de motivação para comer algumas porções de espinafre todos os dias? Esta folha verde escura protegerá a função cerebral do envelhecimento prematuro e retardará os efeitos negativos típicos da velhice em suas capacidades de metal. O espinafre consegue isso impedindo os efeitos nocivos da oxidação no seu cérebro. Aqueles que comem vegetais em quantidade, especialmente aqueles da variedade verde, experimentam uma diminuição na perda de função cerebral. No entanto, não existe tal correlação com o consumo de frutas. Ah, e a alface não corta. Uma boa regra de ouro: quanto mais escura a folha, melhor. O que nos traz de volta ao espinafre.