A fruta da romã é tipicamente de formato arredondado e 2,5 a 5 polegadas de largura, de acordo com o site California Rare Fruit Growers. Tem uma superfície vermelha sobre uma casca dura e amarela contendo sacos de sementes. As sementes da romã são comidas. Romãs não são colhidas até que estejam maduras, então qualquer romã à venda está pronta para consumo. Ao selecioná-las, tenha em mente que quanto mais pesada a fruta, mais suculenta ela é. Romãs são ricos em uma variedade de nutrientes.
Vitaminas
Romãs são particularmente ricos em vitaminas C e K, com uma fruta crua fornecendo 48 por cento e 58 por cento das quantidades diárias recomendadas, respectivamente. Além disso, uma romã tem 11% da vitamina B6 e 8% de sua vitamina E. Outros compostos vitamínicos encontrados em uma romã incluem 27% da ingestão diária recomendada de folato, 13% da tiamina de um dia, riboflavina, niacina, colina. e ácido pantotênico.
Minerais
Existem vários nutrientes minerais essenciais encontrados em romãs. O maior conteúdo mineral é o cobre, com uma fruta crua contendo 22% da quantidade diária recomendada. Uma romã também tem 19% do potássio de um dia, 17% do manganês e 10% do fósforo de um dia. As romãs também fornecem níveis mais baixos de magnésio, ferro, cálcio, zinco e selênio.
Fitoquímicos
Os fitoquímicos são micronutrientes encontrados nas plantas. De acordo com a American Heart Association (AHA), pouco se sabe sobre os fitoquímicos, mas acredita-se que eles ajudem a prevenir doenças cardiovasculares ao inibir o entupimento das artérias. O conteúdo fitoquímico de frutas e vegetais é uma das razões pelas quais a AHA defende o consumo diário desses alimentos.
As frutas da romã oferecem uma variedade de fitoquímicos. Estes incluem antocianinas, cianidina, ácido elágico, elagitaninos, pelargonidina, punicalagina e punicalina.
Suco de romã contém a maior concentração de elagitaninos de qualquer suco de fruta amplamente consumido. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dos elagitaninos têm demonstrado eficácia no combate ao câncer de próstata, conforme relatado pelos Institutos Nacionais de Saúde.
Outros Nutrientes
Outros teores notáveis de nutrientes em uma romã incluem fibra alimentar, que é 45 por cento da ingestão diária recomendada e proteína, que é 9 por cento do valor diário. As romãs também contêm carboidratos, gorduras mono e poliinsaturadas e 223 mg de ácidos graxos ômega-6.