Uma parte do grupo de alimentos de frutas, uvas e mirtilos ambos contribuem para o 1,5 a 2 xícaras de frutas recomendadas por dia, de acordo com as diretrizes do USDA. Além do seu baixo teor calórico, uma xícara de uvas e mirtilos contém 104 e 84 calorias, respectivamente. Mirtilos e uvas compartilham benefícios comuns à saúde, graças ao seu conteúdo nutricional semelhante. Inclua ambos os alimentos em sua dieta como fontes de vitamina K e de antioxidantes benéficos.
Vitamina K
As uvas e os mirtilos aumentam a ingestão de vitamina K, que é um nutriente essencial. Seu corpo depende da vitamina K para apoiar a coagulação sangüínea saudável, ou coagulação, que é um processo necessário para reduzir a perda de sangue após danos nos tecidos. A vitamina K também ativa enzimas dentro de suas células, e seu papel na ativação de enzimas apoia a saúde dos ossos e ajuda no desenvolvimento de novas células. Uma xícara de blueberries oferece 28,6 miligramas de vitamina K, o que representa 23 e 32% dos requerimentos diários de vitamina K para homens e mulheres, respectivamente. As uvas contêm um pouco menos de vitamina K, a 22 microgramas por xícara. Isso fornece 18% das necessidades diárias de vitamina K para homens e 24% para mulheres.
Conteúdo de antocianinas
Mirtilos e uvas devem suas cores ricas ao seu conteúdo de antocianina. As antocianinas oferecem proteção antioxidante para seus tecidos. Como o dano oxidativo - o tipo de dano celular prevenido pelos antioxidantes - desempenha um papel no desenvolvimento do câncer, doenças cardíacas e outras doenças crônicas, o consumo de antocianinas pode ajudar a diminuir o risco de doenças. As antocianinas ajudam a retardar o crescimento do tumor e prevenir a angiogênese - o crescimento de novos vasos sangüíneos para estimular o desenvolvimento do câncer - observa a Pennington Nutrition Series, uma publicação divulgada pelo Pennington Biomedical Research Center. As antocianinas também podem combater doenças cardíacas e distúrbios neurodegenerativos.
As uvas e mirtilos também oferecem alguns benefícios para a saúde por causa de seu conteúdo de resveratrol. Como as antocianinas, o resveratrol age como um antioxidante, protegendo contra danos celulares. Enquanto mais pesquisas são necessárias para aprender a eficácia do seu funcionamento, o resveratrol também tem atividades potencialmente anticancerígenas. Ela ajuda a promover o crescimento saudável das células, trabalha para minimizar a exposição das células a carcinogênicos e combate a inflamação que, de outra forma, contribuiria para o desenvolvimento do câncer. Servir Sugestões e Dicas As frutas e uvas oferecem versatilidade na cozinha. Tente adicionar blueberries a cereais quentes ou frios, ou assar os mirtilos, juntamente com uma mistura de aveia, leite sem gordura e claras de ovos, para aveia saudável e assada. Você pode adicionar um punhado de mirtilos aos smoothies de frutas ou pode combinar mirtilos, espinafre, legumes picados e um vinagrete de mostarda com mel para uma salada doce e saborosa. Desfrute de uvas cruas como um lanche por conta própria ou congele-as para um deleite refrescante durante os meses mais quentes. Experimente adicionar uvas fatiadas a saladas de atum ou de frango ou usá-las em sanduíches e envoltórios.