A fruta sapoti é uma fruta tropical, e também é conhecida como a sapoteca em Cuba, o dilly nas Bahamas e o chiku na Índia, segundo a Purdue University. O chiclete, o principal ingrediente da goma de mascar, vem do chiku, e você também pode comer chiku como uma fruta comum. Chiku é baixo teor de gordura e rica em fibras alimentares, potássio e uma variedade de vitaminas. Você pode se beneficiar de comê-lo regularmente, como parte de sua dieta global equilibrada.
Cada xícara de chiku cru fornece 3,7 miligramas de vitamina E, ou 17 por cento do valor diário. A vitamina E em chiku está na forma de alfa-tocoferol, a forma mais eficaz de vitamina E em seu corpo, de acordo com o Centro de Informações sobre Micronutrientes do Instituto Linus Pauling. A vitamina E é uma vitamina antioxidante e a ingestão adequada pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e cataratas. Outras boas fontes de vitamina E incluem nozes, amendoim, abacate e óleos vegetais, como óleos de oliva, canola, milho e girassol.
Vitamina C
Uma xícara de chiku fornece 40 miligramas de vitamina C ou 67% do valor diário. Você precisa da vitamina C para o metabolismo da gordura adequada, para combater infecções e para a síntese de tecido conjuntivo forte para as articulações, de acordo com o Centro de Informações de Micronutrientes do Instituto Linus Pauling. A vitamina C é um antioxidante que pode diminuir o risco de doenças cardíacas, gota e catarata. A vitamina C é em muitas frutas e legumes, como tomates, cebolas, pimentões vermelhos, laranjas, toranjas e morangos.
Vitamina A
A vitamina A é um nutriente essencial para um sistema imunológico forte e visão saudável, e cada xícara de chiku contém 250 unidades internacionais de vitamina A, ou 5% do valor diário. Parte da vitamina A do chiku está na forma de beta-caroteno, um tipo de carotenóide, ou pigmento derivado de plantas, de acordo com o Centro de Informações sobre Micronutrientes do Instituto Linus Pauling. Chiku fornece carotenóides antioxidantes adicionais, incluindo licopeno, luteína e zeaxantina. O beta-caroteno é laranja, o licopeno é vermelho, e a luteína e a zeaxantina são amareladas.
Vitaminas B
Cada xícara de chicku tem 1,3 miligramas de vitamina B-6, ou 60% do valor diário; 2,5 miligramas de niacina, ou 13 por cento do valor diário; e 0,2 miligramas de riboflavina, ou 12 por cento do valor diário. A niacina é a vitamina B-3 e a riboflavina é a vitamina B-2. Muitas das vitaminas do complexo B estão presentes em carnes, laticínios, feijões e cereais enriquecidos e enriquecidos, de acordo com as Diretrizes Dietéticas de 2010 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Deficiência é rara se você comer uma dieta balanceada.